Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Secretária de Estado visitou obras em curso na vila de Penamacor Voltar

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, estiveram em Penamacor, na passada 4ª-feira, dia 26 de janeiro, onde visitaram as obras em curso da Zona Histórica e do antigo Teatro Clube da Vila.

A visita decorreu no âmbito da vinda de dois o Governo visita de dois dias que o Governo de António Costa está a fazer ao Distrito de Castelo Branco que inclui uma reunião do Conselho de Ministros em Castelo Branco, sendo que as obras visitadas em Penamacor têm financiamento do Portugal 2020. Com a requalificação do edifício do Teatro Clube, o concelho voltará a ter um espaço de enorme valor para as suas atividades culturais, reforçando, desta forma, a aposta cultural e associativa deste executivo. A obra foi adjudicada por cerca de dois milhões de euros mais IVA, sendo financiada em cerca de meio milhão de euros pelo PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana de Penamacor e em cerca de 1,6 milhões de euros pela linha de financiamento do IFRRU - Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.

O antigo Teatro encontrava-se devoluto e a necessitar urgentemente de ser intervencionado, para que não se perdesse um excelente exemplar de sala de espetáculos baseado na tipologia de modelo de teatro italiano. Foi inaugurado em 1912. Já relativamente às obras da Zona Histórica, o valor de investimento previsto é de cerca de 800 mil euros, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Beira Baixa. Com esta empreitada pretende-se a valorização do espaço urbano e do património histórico-cultural da sede do concelho, visando, igualmente, conferir uma nova imagem a Penamacor e, consequentemente, aumentar a sua atratividade/competitividade.

Espera-se, igualmente, que a iniciativa privada acompanhe o investimento público ao nível da requalificação dos imóveis particulares.

- 02 fev, 2023