Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

UBI inaugura Residência III com presença do Primeiro-Ministro António Costa Voltar

Foi na passada quarta-feira, dia 25 de janeiro, inaugurada a Residência III da Universidade da Beira Interior. O evento teve a participação do Reitor da instituição, Mário Raposo, do Primeiro-Ministro, António Costa, das ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e do Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Numa altura de crescimento do número de estudantes, o reitor, no seu discurso, anunciou que «a Ubi tem atualmente 8 600 alunos, entre os quais 1 500 internacionais e mais de 85% dos nossos alunos são deslocados de outras regiões. O número de alunos da UBI, nos últimos 10 anos, cresceu cerca de 3% ao ano».

«Hoje inauguramos a Residência III, uma das mais antigas da universidade e que remonta aos anos 70. Tem um total de 47 camas e cumpre com todos os requisitos ao nível de quartos, partes de lazer, de cozinha e copa de apoio e de eficiência energética», complementou Mário Raposo.

«Sempre se desenvolveu projetos para dar resposta à procura por parte de alunos mais carenciados. Atualmente temos em vista um investimos total de 5,800 milhões de euros», terminou o Reitor da universidade.

Por sua vez, a Ministra da Ciência e do Ensino Superior disse estar orgulhosa de inaugurar a primeira residência do Plano Nacional do Alojamento do Ensino Superior: «Sabemos os desafios que enfrentam os estudantes e as suas famílias, em particular na reduzida oferta de camas para alunos deslocados. Temos atualmente mais de 108 mil estudantes nacionais deslocados no ensino superior público. Reconhecemos o problema, admitimos a nossa preocupação».

«Os primeiro fazem história. A UBI está a fazer história. As instalações onde nos encontramos foram sujeitas a uma intervenção profunda. Obras que tornaram uma residência que outrora sem condições, numa casa que está agora pronta para receber os alunos», rematou a Elvira Fortunato.

Por último, o Primeiro-Ministro determinou que ambição e trabalho devem andar de mãos dadas: «A forma como o senhor reitor aqui descreveu a diversidade de projetos em que a UBI está envolvida e a ambição que tem em relação ao futuro, só nos impõe a responsabilidade acrescida de termos de acompanhar esta passada»

Terminou frisando ainda que este é também um desafio a outras universidades para «fazerem um esforço igual, para acompanhar este ritmo».

O reitor da UBI deixou ainda o repto e o desafio ao governo: «Se continuar a corrigir o orçamento que nos é atribuído, têm a promessa de, se isso acontecer, transformarmos a UBI na melhor universidade portuguesa em qualquer indicador que queiram utilizar nos próximos cinco anos».

- 02 fev, 2023