Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Projeto da Comissão Europeia contribui para a reflorestação da Serra da Estrela Voltar

O Programa Life Terra, o maior projeto financiado pela Comissão Europeia dedicado à ativação de uma rede de voluntários dedicada à ação climática, promoveu uma ação de reflorestação nos Baldios de Santa Maria nas Penhas Douradas, concelho de Manteigas.

Para além da plantação de 1000 árvores, a iniciativa que decorreu no domingo, dia 22 de janeiro visou “contribuir para a integração da comunidade imigrante e refugiada”.

O projeto consiste essencialmente “numa rede de comunicação e ação sobre o tema do clima, a partir da plantação de árvores. Essas ações incluem sempre a plantação de árvores, a sua geoferenciação e ações de comunicação”.

“Uma árvore plantada é um símbolo de esperança e é essa esperança que se pretende seja partilhada por todos os participantes”, refere a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), parceira deste projeto, em comunicado.

O Life Terra procura “unir as pessoas para plantar 500 milhões de árvores na Europa, aproveitando e monitorando o próprio mecanismo de captura de carbono da natureza e permitindo que os cidadãos tomem medidas urgentes contra a crise climática”.

Este projeto integra o Programa Life da Comissão Europeia, criado em 1992, que já co-financiou mais de 5.400 projetos e, entre 2014 e 2020, contribuiu com aproximadamente 3,4 mil milhões de euros para a proteção do meio ambiente e do clima.

- 25 jan, 2023