Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

UBI prepara Plano Estratégico UBI 2030 Voltar

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem estado a trabalhar na elaboração do plano estratégico que vai funcionar como um dos guias orientadores da academia durante esta década. A versão preliminar do documento está na fase final de elaboração, estabelecendo as grandes ambições e o rumo a seguir pela academia até 2030.

O Plano Estratégico 2030 (Pe2030), que merecerá o parecer do Conselho Geral da UBI, apoiará e suportará os órgãos decisores da instituição na definição das metas e atividades a desenvolver no futuro próximo e a longo prazo, servindo também de pedra basilar a futuras estratégias da instituição. Com base no Pe2030 as Faculdades desenvolverão também os Planos de Desenvolvimento.

O documento está a ser elaborado pela prestigiada consultora Deloitte e resultará do diagnóstico da análise da situação atual da UBI, que contou com a participação de um Grupo de Missão constituído para o efeito, de vários stakeholders internos e externos. Na fase de definição da estratégia foram desenvolvidos workshops de reflexão com o objetivo de serem identificadas as áreas prioritárias, com vista a distinguir a Universidade no panorama do Ensino Superior a nível regional, nacional e internacional. A redação do documento está ainda sustentada na auscultação dos diversos agentes, alguns deles da região onde a UBI está sediada, como políticos e instituições públicas e privadas, de vários setores.

“A estratégia definida pretende salvaguardar o caminho percorrido até hoje pela UBI, na senda da excelência e impacto do seu ensino, investigação e transferência de conhecimento e no desenvolvimento da sociedade, bem como assegurar a devida atualização permanente e diferenciada face aos desenvolvimentos económicos, sociais e tecnológicos que moldam a atualidade e o futuro”, refere o relatório.

O Pe2030 apresenta a “Visão”, a “Missão” e os “Valores” da UBI, propondo seis ambições relacionadas com a integração da sustentabilidade e resiliência na academia, reforço do desenvolvimento da região e da cooperação transfronteiriça, contribuir para o fortalecimento do reconhecimento em Portugal e internacionalmente, prioridade ao bem-estar, motivação e satisfação de alunos e funcionários, prosseguir a inovação e qualidade dos métodos e processos e, por fim, manter um crescimento equilibrado e sustentado. Define ainda a importância de continuar a preservar o vetor identitário “Ser UBI é ser mais próximo”.

A versão preliminar do documento foi apresentada à Academia esta quarta-feira, dia 23 de novembro, numa sessão onde foram recolhidos alguns contributos pertinentes a serem incorporados no documento.

 

- 30 nov, 2022