Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhã com projeto para a diabetes Voltar

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 está a ser implementado na Covilhã numa parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã, o ACES Cova da Beira e da Administração Regional de Saúde do Centro.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de janeiro de 2023, às 2ªs, 4ªs e 6ªs, no Pavilhão da Inatel, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico (da Câmara Municipal da Covilhã) e por enfermeiros (da UCC Cava Juliana).

A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde da Covilhã (USF da Estrela, UCSP da Covilhã, UCSP do Teixoso e UCSP do Tortosendo).

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se todos os anos a 14 de novembro.

- 25 nov, 2022