Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Site do CHUCB no top tem dos hospitais portugueses Voltar

Já são conhecidos os resultados da II Edição do Estudo sobre a Presença na Internet dos Hospitais Portugueses (2021), promovido pela Unidade Operacional em Governação Eletrónica, da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV).

Este estudo avaliou os websites oficiais de 144 hospitais públicos e privados em Portugal, de acordo com um conjunto de indicadores estruturados em quatro categorias: conteúdos, serviços, interação com a comunidade e aspetos tecnológicos. O relatório inclui ainda um conjunto de análises segmentadas por tipo de hospital (público/privado), região NUTS II, grandes regiões (litoral, interior e ilhas) e outras análises comparativas. Segundo a Diretora da Unidade Operacional em Governação Eletrónica da UNU-EGOV, e coautora do estudo, Prof. Doutora Delfina Soares, "pela avaliação ter decorrido durante a pandemia de COVID-19, foram também incluídos um conjunto de indicadores sobre a disponibilização de informação relativa à mesma".

Em termos de posicionamento geral, o website do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira está no top ten do ranking global dos 144 hospitais avaliados (49 públicos e 95 privados), sendo este ranking encabeçado por hospitais privados da CUF, Luz e Hospital da Misericórdia de Évora, da 1ª à 5ª posição, seguida pelos hospitais públicos: IPO do Porto Francisco Gentil, em 6ª posição, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo, em 7ª posição e o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), em 8ª posição, ex aequo com o hospital privado Narciso Ferreira - Riba de Ave.

No que respeita à avaliação por tipologia hospitalar, e considerando neste ranking somente os hospitais públicos (49), o website do CHUCB aparece no top five dos melhor classificados, alcançando aqui um ilustre 3º lugar, fruto da boa classificação obtida em categorias como: conteúdos e interação com a comunidade. Referir ainda, neste âmbito, que os autores do estudo constataram que "no sector público, os websites têm alguma orientação e estrutura de base para a construção do site", de acordo com diretrizes da tutela, mas "ainda assim, é no setor público que ocorre a maior variação de valores".

Já no ponto que avalia os hospitais por densidade populacional, estando o CHUCB aqui considerado na Classe 2 (regiões da NUTS III), o website do CHUCB alcança mesmo o 1º lugar, num total de 22 hospitais públicos integrados neste grupo.

Referenciar, por último, que a UNU-EGOV, entidade promotora deste estudo “é um laboratório de ideias orientado para políticas e dedicado à Governação Eletrónica; um núcleo de investigação, assessoria e formação; uma ponte entre a investigação e as políticas públicas; um potenciador de inovação; e um parceiro sólido do sistema da ONU, com particular enfoque no desenvolvimento sustentável, inclusão social e exercício da cidadania ativa. Criada em 23 de maio de 2014, pela assinatura de um acordo entre a UNU e a República Portuguesa, tem como missão apoiar a ONU, o país de acolhimento (Portugal), e os demais Estados-Membros, na transformação dos mecanismos de governação e na criação de capacidades eficazes de governação através da aplicação estratégica das tecnologias digitais”.

- 17 nov, 2022