Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Deputada do círculo eleitoral de Castelo Branco questiona financiamento no Ensino Superior Voltar

No âmbito da discussão, em especialidade, do Orçamento de Estado para o ano de 2023, a deputada do PSD Cláudia André, eleita por Castelo Branco, questionou a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunado, sobre o financiamento das Instituições do Ensino Superior nas regiões do Interior.

A parlamentar, começou por salientar que é com «alguma preocupação» que o partido está a «olhar para a nova formula de financiamento. Sabemos que a competitividade e o desafio da qualidade são critérios que não devem ser menores em qualquer espaço do território. Também sabemos que as universidades e politécnicos do interior têm centros de investigação avaliados com excelente e muito bom e, portanto, essa qualidade não se coloca uma vez que ela já existe».

Desta forma Cláudia André justificou a preocupação apresentada pois «o investimento tem sido de alguma forma desadequado às necessidades das instituições do ensino superior do interior. Estas instituições nem sempre têm um tecido empresarial robusto e forte para financiar as suas ações em comparação com outras regiões mais desenvolvidas do país».

Posto isto a deputada social-democrata quis saber «se na próxima fórmula de cálculo de financiamento do ensino superior existe ou está prevista algum tipo de majoração para as instituições do ensino superior no interior».

- 04 nov, 2022