Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Investigadores da UBI na lista dos mais importantes a nível internacional Voltar

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem duas dezenas de investigadores na lista dos mais importantes do mundo. No estudo World’s Top 2% Scientists List 2022, elaborado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos da América), a UBI está representada por 18 elementos no grupo dos mais citados em 2021. Quatro deles integram mesmo o ranking dos cientistas com maior impacto no decurso da carreira.

O relatório, centrado no mérito científico de milhares de investigadores de todo o mundo, abrange 22 áreas e 176 subáreas do saber. É elaborado no âmbito de uma parceria entre a prestigiada editora holandesa Elsevier BV e a academia norte-americana, que é também uma das mais importantes do mundo.

Os elementos da UBI incluídos na World’s Top 2% Scientists List 2022 abrangem diversos domínios científicos e representam a excelência da investigação da UBI, que é transversal às diversas áreas da academia.

O estudo coloca em destaque o trabalho de João Ferreira (Gestão e Economia), Helena Alves (Marketing), Arminda Paço (Marketing), Mário Franco (Gestão e Economia), Paulo J. Oliveira (Polímeros), António Cardoso Marques (Energia), Ilídio J. Correia (Polímeros), Sónia P. Miguel (Polímeros), Victor Moutinho (Energia), Hugo Proença (Inteligência Artificial e Processamento de Imagem), André F. Moreira (Farmácia e Farmacologia), Elisabete C. Costa (Farmácia e Farmacologia), Alexey S. Koshelev (Física Nuclear e de Partículas), Ângelo Luís (Química Medicinal e Biomolecular), Duarte de Melo-Diogo (Farmácia e Farmacologia), João A. Queiroz (Química Analítica), Ivan Miguel Pires (Processamento de Imagem), Ivan Kaygorodov (Matemática).

No capítulo impacto de carreira, são referidos Paulo J. Oliveira, Hugo Proença, Luís Alexandre e Jorge M.M. Barata.

Esta não é a primeira vez que a UBI surge no World’s Top 2% Scientists list, que desde 2020 vê os seus investigadores incluídos neste ranking.

- 03 nov, 2022