Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia da Covilhã vai aprovar apoios de 2,3 milhões para famílias, empresas e IPSS´s Voltar

No dia em que a cidade comemorou 152 anos, o autarca covilhanense Vítor Pereira enumerou um conjunto de apoios para as famílias, os jovens, as empresas e ainda as IPSS´s. O edil afirma que “é hora de ajudar os covilhanenses a fazerem face à inflação que tem crescido”. “Vamos ajudar a apoiar as famílias, as empresas e as associações, vou propor em reunião de Câmara que o orçamento para o ano de 2023 seja reforçado para podermos ajudar as famílias e as empresas, é justo que assim seja”, afirma.

Assim Vítor Pereira vai baixar o IMI para as taxas mínimas, ou seja, 0,30, o que dará um custo de 750 mil euros. As famílias com dependentes a cargo vão ainda beneficiar de descontos. Famílias com três filhos terão apoio de mais 70 euros de desconto no IMI, com dois o desconto será de 40 euros e com um filho de 20 euros. Aqui haverá um investimento de 100 mil euros.

Vítor Pereira vai ainda isentar as empresas de Derrama, o que levará a um custo para a autarquia de 450 mil euros e a TOS ficará novamente com a mesma taxa, não se verificando um aumento, aqui o município ficará sem 310 mil euros. Para as IPSS´s está previsto um apoio num total de 300 mil euros, para ajudar nas despesas acrescidas, sobretudo na água e na luz.

Na área da educação os jovens do secundário passarão a ter o passe gratuito. A extensão da gratuitidade das refeições passa também para os alunos do escalão II, que representa um custo de 25 mil euros. O mesmo acontece nos lanches que passam a ser comparticipados não só para os alunos do escalão I, mas também do II. Terá esta medida um custo de 85 mil euros.

Haverá ainda leite e fruta para todos os estudantes, num custo total de 30 mil euros. A extensão da gratuitidade dos transportes escolares representa um custo para a autarquia de 245 mil euros.

Vítor Pereira afirma que é imprescindível apoiar as pessoas, as empresas e as associações. “Sabemos os problemas financeiros que existem e as autarquias também têm uma responsabilidade, e penso que é importante que estas medidas tivessem sido divulgadas no Dia da Cidade”, afirma.

Estes apoios totalizam um valor de dois milhões e trezentos mil euros.

Outro dos pontos referido no discurso, Vítor Pereira afirma querer resgatar a empresa Águas da Serra para a esfera municipal, para que assim “consigamos ter a água mais barata”.

O autarca diz que a autarquia “vai estar ao lado dos seus cidadãos, não os desamparando nesta época mais complexa”.

O edil covilhanense salienta que vai continuar a encontrar soluções para ajudar as pessoas, e admite que os municípios do Interior do país estão em dificuldades em terminar a execução das obras do PRR. “Em primeiro lugar estão as pessoas, encontrámos em 2013 a autarquia numa situação financeira muito complicada, mesmo assim conseguimos dar a volta e agora temos a autarquia estabilizada financeiramente, e mesmo com as dificuldades que nos são impostas não poderemos deixar de ajudar as famílias, as nossas empresas e as associações”, realça o autarca, que cumpriu dia 20 de Outubro o primeiro ano desde a eleição para o seu terceiro e último mandato.

 

Conheça as medidas mais detalhadas:

IMI – Taxa baixa para os 0,30% - Apoios que se traduzem em 750 mil euros

IMI famílias com 3 filhos – Desconto de mais 70 euros

IMI famílias com 2 filhos – Desconto de mais 40 euros

IMI famílias com 1 filho – Desconto de mais 20 euros – Apoios que se traduzem em 100 mil euros

Derrama – Isenção – Apoio que se traduz em 450 mil euros

TOS – Taxa mantém-se – Apoio que se traduz em 310 mil euros

IPSS´s – Apoio de 300 mil euros

Extensão da gratuitidade das refeições para o escalão II – Apoios que se traduzem em 25 mil euros

Extensão da gratuitidade dos lanches para alunos do escalão I e II – Apoios que se traduzem em 85 mil euros

Leite e fruta para os alunos das escolas – Apoio que se traduz em 30 mil euros

Extensão da gratuitidade dos transportes escolares – Apoio que se traduz em 245 mil euros

Total dos apoios: 2,3 milhões de euros

- 26 out, 2022