Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Grupo de estudiosos visita património religioso de Idanha Voltar

Um grupo de estudiosos de História, membros da Associação Mar e Saudade, esteve na passada semana em Idanha-a-Nova para visitar o património cultural e religioso do concelho.

Trata-se de uma associação de cariz cultural dedicada “à salvaguarda do património imaterial da Portuguesia”.

A visita proporcionou uma excelente oportunidade para o intercâmbio cultural com as paróquias, juntas de freguesia e comunidades locais, partilha de saberes e enriquecimento dos conhecimentos.

A vila de Idanha-a-Nova, o Santuário de Nossa Senhora do Almortão, São Miguel de Acha, Penha Garcia, Medelim, Proença-a-Velha, Monsanto, Rosmaninhal, Salvaterra do Extremo e Zebreira foram alguns dos locais visitados, em particular igrejas, capelas e outro património religioso.

“O que nos trouxe cá foi a vontade de conhecer melhor o imenso património cultural do concelho de Idanha-a-Nova”, refere Virgílio Alves, um dos elementos do grupo, destacando “o afeto e o entusiasmo com que as comunidades locais preservam e dinamizam a sua riqueza patrimonial”.

As recolhas serão agora trabalhadas no contexto da Associação Mar e Saudade, que realiza estudos, edição de publicações, visitas e outras iniciativas de divulgação e defesa do património imaterial.

- 26 set, 2022