Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 541

«Muralhas com História» realiza-se em setembro Voltar

O evento «Muralhas com História», promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, realiza-se de 16 a 18 de setembro na Aldeia Histórica de Sortelha, concelho do Sabugal.

Nesta que é a décima edição, o evento pretende evocar “o período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha, com principal foco no Reinado de D. Sancho II que, em 1228, lhe outorga foral (fundação da vila e construção da muralha)”.

“O foral de D. Sancho II era bastante extenso e pormenorizado e pretendia fomentar a vida económica, dando várias regalias à população e estimulando a sua vinda para Sortelha – como por exemplo o privilégio dos cavaleiros-vilãos deste concelho serem equiparados a ricos-homens e infanções, concedendo-lhes o grau de nobreza, numa altura em que era necessária alguma coesão e eficácia no povoamento e fortificação da raia”, explica a autarquia sabugalense.

“A viagem ao quotidiano medieval será complementada com recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação contínua ‘pera cá e pera lá’ (acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval deambulam pelo povoado) e animação infantil (jogos medievais, oficinas e acampamento infantil)”, salienta.

- 10 set, 2022