Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Médicos para toda a família com rapidez na Mutualista Covilhanense Voltar

A especialidade de Clínica Geral da Mutualista Covilhanense tem registado um considerável aumento da procura, o que levou já a associação a reforçar o corpo clínico com mais um médico. A rapidez entre o pedido de consulta e o atendimento, por norma na própria semana ou seguinte, e a existência de um convénio com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) que permite aos clínicos da instituição prescrever medicamentos e exames complementares de diagnóstico nos mesmos moldes que os médicos de família do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a atrair cada vez mais pessoas que pretendem uma alternativa célere e com preços sociais.

Ao abrigo desse acordo com a ARS Centro, com mais de 30 anos, a associação presta cuidados de saúde primários aos utentes do SNS que são associados da instituição, o que engloba serviço médico e de enfermagem. Na prática, os utentes da especialidade de Clínica Geral da Mutualista Covilhanense beneficiam de um serviço em muito similar ao que é prestado no serviço público pelos médicos de família – e sem que deixem de ter os seus no serviço público –, o que inclui também a referenciação médica, ou seja, o encaminhamento para especialidades do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) sempre que necessário por parte dos clínicos da associação.

“O serviço médico é dos mais antigos que prestamos na associação, juntamente com o de enfermagem, e estiveram até na origem da Mutualista Covilhanense, pelo que não hesitámos em reforçá-lo perante este aumento de procura, para continuar a assegurar a mesma rapidez no atendimento e a qualidade a que habituámos quem nos procura”, realça Nelson Silva, presidente da Direção.

Intimamente conectada com a história da Covilhã, desde sempre ligada à indústria têxtil e de lanifícios, a instituição foi criada em 1930 para “amparar os fracos que caíssem na doença”, em prol dos trabalhadores têxteis, à época desprovidos de condições financeiras para aceder a cuidados de saúde. A instituição tem, por isso, uma vasta experiência nesta área, tendo começado com as consultas médicas há cerca de 90 anos, quase meio século antes do surgimento do SNS (criado em 1979).

Atualmente, há consultas todos os dias da semana (exceto segundas-feiras) e são três os médicos da especialidade que dão consultas na Mutualista Covilhanense: Ângelo Ribeiro, João Carlos Lima e, mais recentemente, Diana Sousa. Para se ter acesso a esta especialidade da Mutualista Covilhanense, no edifício-sede, basta ser-se associado e, no dia, despender uma pequena importância pela consulta.

Enfermagem a funcionar de segunda a sexta

A Mutualista Covilhanense tem a funcionar também, diariamente, de segunda a sexta-feira, da parte da manhã, um Gabinete de Enfermagem, com vários serviços, tais como: administração de injetáveis e vacinas; avaliação de tensão arterial, colesterol, glicémia e triglicéridos; teste de combur; pensos; e lavagens auriculares. A equipa é constituída por três enfermeiras.

 

Outras especialidades na Mutualista

Para além das consultas de Clínica Geral, a Mutualista Covilhanense dispõe de outras especialidades médicas: Cardiologia (Dr. Carvalho Rodrigues), Medicina Dentária (Dra. Tatiana Dias), Psicologia (Dra. Isabel Malaca) e Fibromialgia (Dr. José Luís Arranz Gil).

 

Posto de colheitas da Germano de Sousa às quintas-feiras

Para maior comodidade dos utentes, na Mutualista Covilhanense existe um posto de colheitas do Grupo Germano de Sousa, a funcionar às quintas-feiras de manhã.

 

Primeira Unidade de Fibromialgia do país é um sucesso

Desde novembro do ano passado que a associação dispõe de uma nova valência na área da saúde e exclusivamente dedicada ao tratamento da fibromialgia, uma novidade em Portugal. A nova aposta chama-se Unidade de Fibromialgia e Síndrome de Sensibilidade Central e resulta de uma parceria com o médico espanhol José Arranz Gil, especializado nesta doença. Em resultado da forte procura, a Unidade teve de aumentar os dias de consultas, estando a funcionar todos os dias da semana na primeira quinzena de cada mês (no início era só às quintas-feiras da primeira quinzena).  

- 06 ago, 2022