Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Instituições da Beira Interior têm 3.398 vagas no Concurso Nacional de Acesso Voltar

A 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) está a decorrer até ao dia 8 de agosto, e a candidatura deve ser feita na plataforma online gerida pela Direção Geral do Ensino Superior.

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem disponíveis 1.505 vagas. Este número significa um aumento de 173, relativamente ao ano anterior. Em 25 dos 33 cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado regista-se um aumento de lugares disponíveis. Os cursos com maior aumento são Ciências da Comunicação, Design de Moda, Engenharia Informática, Arquitetura, Engenharia Aeronáutica e Ciências Biomédicas, todos com um aumento de dez vagas. Já Ciência Política e Relações Internacionais é o único curso a perder vagas, comparativamente a 2021, com menos cinco lugares.

Além desta subida, a UBI aumenta também a oferta formativa, com a abertura de dois novos cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura: Filosofia (Faculdade de Artes e Letras) e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável (Faculdade de Engenharia).

Filosofia regressa à UBI, depois de já ter funcionado há alguns anos, agora com uma proposta inovadora no panorama nacional e até internacional. Já Tecnologia e Produto de Moda Sustentável combina o vasto conhecimento científico existente na área com as preocupações relacionadas com a preservação do meio ambiente.

“O aumento de vagas e de cursos permite dar resposta à procura elevada que a UBI tem registado em anos anteriores para as suas formações de Licenciatura ou Mestrado Integrado, caraterizadas por terem uma grande valorização no mercado de trabalho, nas áreas das ciências, engenharia, ciências sociais e humanas, artes e letras e ciências da saúde”, refere nota da academia beirã.

Já o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) também aumenta o número de vagas disponíveis, comparativamente ao ano transato. Tem disponíveis 989 vagas, mais 79 que no anterior ano letivo, apesar de registar uma diminuição do número de vagas em nove cursos. A maior diminuição verifica-se nos cursos de Construção Civil e Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia, e também no curso Produção Agrícola e Animal da Escola Superior Agrária, com menos dez vagas cada um.

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) há um total de 944 vagas, mais 93 comparativamente ao ano letivo de 2021/2022. O curso com maior aumento de vagas é Design de Equipamentos, com mais 11 lugares e o curso de Enfermagem é o que sofre uma maior perda de vagas disponíveis, com menos menos dez, comparativamente a 2021.

- 03 ago, 2022