Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

O mundo do avesso Voltar

Vivemos num Mundo que em muitas situações está como diz o povo «virado do avesso». Muitas vezes é cada um por si, o individualismo impera e as pessoas cada vez menos se importam umas com as outras. Vivemos também num mundo de falsos moralistas, onde muito se crítica e poucas propostas se apresentam. No mundo das redes sociais com farpas apontadas uns para os outros. Num mundo onde o dedo é apontado para o outro e nunca para nós. Quem nunca pecou? Quem nunca uma vez na vida não foi hipócrita? Quem nunca uma vez na vida não mentiu? Quem nunca, pelo menos uma vez na vida nunca cometeu um erro? Quem nunca…

O problema não é cometer os erros, a questão mesmo é admiti-los, pois vivemos num Mundo da crítica pela crítica.

Mas a verdade é que também vivemos num Mundo, de pessoas boas, de bom coração, de boas ações, que fazem o bem em silêncio, que ajudam o amigo e o desconhecido, que praticam obras de caridade e de justiça.

Este é o verdadeiro Mundo da famosa «pescadinha de rabo na boca», onde todos somos bons e onde por vezes todos somos maus, todos temos boas e más ações, somos humanos, de carne e osso. Não somos infalíveis, nem providenciais.

Um dia destes em conversa com um amigo, que por acaso é Sacerdote, ele dizia-me “todos temos defeitos, todos pecamos, todos somos feitos de ações más e boas, não há boas, nem más pessoas, há pessoas de carne e osso, há pessoas que têm sentimentos, umas vezes de felicidade, outros de revolta”. Concordo com ele, mas acrescento, todos somos capazes de tudo e de nada, todos somos capazes de participar neste mundo do avesso, mas a verdade é só uma, somos aquilo que trazemos do berço, somos aquilo que a nossa caminhada na vida nos permite, mas mais importante de tudo: somos aquilo que trazemos dentro do nosso Coração. Cada um dá o que tem, cada um oferece aquilo que foi tendo.

No fim de contas quem manda é o Coração e o amor que temos dentro dele. Como dizia Jesus Cristo “quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”. Dá o que tens e receberás a recompensa.

Boa semana!

- 02 ago, 2022