Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 527

Mário Raposo afirma que “há vários objetivos para cumprir” Voltar

A Universidade da Beira Interior (UBI) já definiu objetivos e metas internas a atingir pelos diferentes Departamentos da instituição relativos ao CONTRATO-PROGRAMA DE FINANCIAMENTO no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 (Projeto designado por UBImpulso, Green and sustainable growth in a digital world). Essas metas fazem parte das sete Declarações de Compromisso que a Reitoria assinou com igual número de departamentos da instituição.

Esta formalização pretende contribuir para o sucesso da aplicação dos fundos do PRR na UBI e abrangeu numa primeira fase os departamentos que submeteram e viram aprovados os seus planos: Física, Matemática e Química, da Faculdade de Ciências; Eletromecânica, Civil e Arquitetura e de Informática, da Faculdade de Engenharia; e Ciências Médicas, da Faculdade de Ciências da Saúde.

As Declarações de Compromisso estabelecem as condições para a implementação dos planos de atividades e cronograma de execução financeira dos UBI Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos propostos pelos Departamentos para os anos 2022 e 2023, com aprovação nas respetivas comissões científicas departamentais, e incluem a indicação do cumprimento de objetivos e metas associadas e também a programação e informação detalhada sobre as diferentes ações a desenvolver. 

Neste âmbito teve lugar em maio a primeira das sessões de assinatura entre o Reitor da UBI e os presidentes destes departamentos, com a presença de João Lanzinha, Pró-Reitor para a Área de Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais e a equipa da UBI constituída para apoiar e dinamizar o programa da UBI.

Na sessão de assinatura, Mário Raposo lembrou que “há vários objetivos para cumprir” e, com os documentos, pretende-se que exista um comprometimento dos vários departamentos. “A ideia é que consigamos dar um impulso significativo na formação de pessoas nestas áreas STEAM e, obviamente, que os departamentos beneficiem com os equipamentos de apoio ao ensino que serão postos à disposição”, salientou o Reitor da UBI, alertando para “trabalho de execução, um esforço que é preciso fazer.

O Programa IMPULSO JOVENS STEAM visa promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics), em articulação com as necessidades que emergem nos mercados de trabalho, prevendo-se o reequipamento e a melhoria das condições de ensino com o objetivo de incrementar o número de licenciados em áreas STEAM, atividades com escolas e a atribuição de várias tipologias de prémios e bolsas.

- 23 jun, 2022