Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 527

AgroTech Challenge escolhe solução vencedora Voltar

O AgroTech Challenge é uma iniciativa promovida pelo Município do Fundão, a Embaixada do Brasil, CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Baixa e a empresa VeraTech, que irá premiar com cinco mil euros a equipa que apresentar a ideia mais inovadora.

Terminado o prazo de inscrições para responder aos desafios do sector agrícola e o período de desenvolvimento, no qual uma equipa de mentores e profissionais especializados na área da inovação agrícola tiveram oportunidade de apoiar cada uma das propostas, serão agora apresentadas as soluções e escolhidas as vencedoras do primeiro e segundo lugares deste desafio. A ideia mais inovadora será premiada com cinco mil euros e a segunda melhor ideia terá como prémio um vale para incubação na Incubadora A Praça do Fundão pelo período de um ano.

Este evento será aberto ao público e vai decorrer em formato híbrido, presencial e virtual, mediante inscrição em https://movetofundao.pt/agrochallenge/, e terá como oradores Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão; Miguel Leão, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Filipe Rosa, da Vera Cruz Ventures; José Silvestre, SFColab – Laboratório colaborativo para a inovação digital na agricultura.

O AgroTech Challenge visa promover o desenvolvimento de soluções para a agricultura, com dimensões tecnológicas e criativas, oferecendo soluções integradas e personalizadas customizadas de alta qualidade e sustentabilidade a partir da apresentação de respostas a quatro desafios: Desenvolvimento de índices agronómicos baseados em imagens aéreas; Previsão de geada utilizando a inteligência artificial; Publicação de atividades agrícolas em blockain; e Contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.

Este concurso representa ainda a oportunidade dos participantes conhecerem os agentes mais influentes do sector agrícola, descobrir as últimas tendências de mercado e criar sinergias com novos parceiros estratégicos.

- 17 jun, 2022