Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

A UBI e o sucesso da aliança universitária europeia UNITA Voltar

A UNITA, e aqui deve ler-se “unitá” com acentuação na última letra, é a universidade europeia de que a UBI faz parte. Aqui o significado é de unidade, em união. Esta aliança de elevado prestígio engloba a universidade de Zaragoza em Espanha, as universidades de Pau e de Savoy-Mont Blanc em França, a de Turim na Itália, e a de Timisoara na Roménia.

Neste momento passaram já 18 meses desde que a aliança se formalizou e os resultados têm sido extraordinários. Além da aliança base, a UNITA, a UBI desenvolve ainda uma constelação de projetos que lhe estão associados, o Re-UNITA, o InnovUNITA, o ConnectUNITA, entre outros que estão a chegar. Os 5 milhões de euros já captados no âmbito desta aliança e da sua constelação são um valor significativo, mas não são o mais importante. A componente mais relevante é a ligação que a UBI passa a ter no âmbito de uma Universidade Europeia que envolve 160 mil estudantes, 13 mil professores e funcionários, e mais de 1000 cursos. E nestes últimos incluem-se 380 cursos de graduação, 720 cursos de mestrado, e 180 cursos de doutoramento.

Muito se fala hoje em dia do 5G, e todos querem ter acesso a essa rede de telemóvel de alta velocidade. Pois bem, as universidades europeias são o novo 5G ou a nova geração dos programas Erasmus de que todos já ouvimos falar. São uma elite, estão na primeira linha da Europa, a UBI está nesse restrito clube, e ainda bem!

A UNITA, não se esqueça aqui o acento no último á, já permitiu identificar boas práticas em cada uma das seis universidades que constituem a aliança. Essas boas práticas são depois replicadas em cada uma das universidades da aliança para que todas cresçam mais e se tornem ainda melhores. Entre outras atividades da UBI, uma das que deixou os académicos espanhóis, franceses, italianos e romenos em estado de choque foi o UBIMedical. A incubadora da UBI que junta a área das ciências da saúde com as engenharias, as ciências exatas e a gestão é considerada pelos diversos parceiros como um caso de sucesso, para estudo e replicação. A forma como é feita a incubação de start-ups, e a interligação com o exterior através de laboratórios de prestação de serviços foi considerada visionária, e o seu modus-operandi é avaliado como de categoria superior. A este contexto não é alheia a equipa operacional do centro coordenada pela Dina Pereira, que neste sentido se tem deslocado a diversos países para dar conta da melhor forma de operacionalizar um trabalho deste calibre. Daqui resulta uma incubadora que praticamente não tem espaço livre e já tem empresas em lista de espera.

A recente realização na UBI do primeiro BIP (Blended Intensive Programme) da sua história constituiu mais um marco assinalável da capacidade realizadora da UBI, neste caso na criação de um ensino espaço-temporal variável. Assim designado pois envolve professores e estudantes de diferentes países, na UBI e fora dela. Durante uma semana de trabalho intenso tratou-se de “European Identity and Citizenship - challenges of the European Integration” e esse trabalho vai agora prosseguir nos diferentes países de forma remota. O pioneiro deste primeiro BIP foi o Professor da UBI Bruno Costa.

Mas na UNITA também se trata de política académica ao mais alto nível. O Reitor Mário Raposo foi, em novembro passado, o anfitrião do Comité de Governadores, que integra os reitores das seis universidades. E durante esse evento deu-se a eleição e a passagem de testemunho do chairman do Comité de Governadores, entre a Universidade de Turim e a Universidade de Zaragoza. Em boa verdade não há uma única semana em que não haja, em regime presencial ou virtual, pelo menos um par de reuniões entre professores, investigadores, estudantes e funcionários da aliança UNITA, sendo de destacar aqui o trabalho de Graça Castelo Branco, enquanto coordenadora geral da disseminação e difusão de todas as 6 universidades que constituem a aliança. Mas, para que toda esta máquina organizativa funcione, dando suporte aos mais de 100 elementos diariamente envolvidos, é instrumental o UBI UNITA Officer, desempenhado brilhantemente por Francisco do Adro, bem como o apoio sereno do Gabinete de Internacionalização da UBI coordenado por Cristina Mota.

A UNITA – Universitas Montium, é a aliança das universidades de montanha que falam línguas românicas. Mas esta aliança tem ainda a característica de todas as suas universidades serem da raia dos respetivos países. E de, portanto, também por isso contribuírem de forma significativa para o desenvolvimento das regiões onde se inserem. Esta aliança ainda só tem 18 meses, mas os abalos telúricos das suas conquistas já se fazem sentir entre todos os envolvidos. 

José Páscoa, Professor Universitário

- 10 jun, 2022