Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

CPCJ de Proença-a-Nova promoveu palestras para pais e alunos Voltar

“Métodos e técnicas de estudo para o sucesso escolar” e “Programa de educação parental positiva” foram os temas abordados por Jorge Rio Cardoso, especialista em questões pedagógicas, no dia 13 de maio em duas palestras organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Proença-a-Nova que tiveram públicos-alvo diferentes. Aos alunos do 5º e 6º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, Jorge Rio Cardoso apresentou ferramentas práticas para alcançar o sucesso escolar, considerando que os principais problemas de insucesso escolar residem na falta de metodologias eficazes. Aprendendo a organizar o estudo, a comportar-se na escola, a evitar os erros frequentes e a preparar as avaliações, os alunos podem conciliar de forma mais tranquila a vida escolar com a componente familiar e social da adolescência.

Para os pais, no auditório municipal, Jorge Rio Cardoso alertou para o facto de a educação e a formação dos alunos ter também na sua base a família, sendo o papel dos pais sublinhado e apresentados conselhos para um adequado acompanhamento dos alunos. Também a importância da educação para os valores e para as emoções, muito além do foco nos resultados escolares, foi destacada. Numa conversa informal, apresentou os benefícios de uma educação baseada na colaboração e não na punição, na maior autonomia do aluno e valorização das suas competências únicas. Estes acabam por ser passos para garantir maiores níveis de bem-estar e felicidade – de pais e alunos – estando estes mais motivados a não desistir dos seus sonhos.

Para a presidente da CPCJ, Rita Simão, o balanço destas duas palestras é bastante positivo pelo interesse revelado pelos participantes, esperando agora que os conselhos e exemplos práticos transmitidos nestes dois momentos possam ser interiorizados por pais e alunos, com resultados tanto no sucesso escolar como no relacionamento familiar. A próxima atividade promovida pela CPCJ realiza-se no dia 25 de maio e é uma ação de prevenção de violência no namoro.

- 19 mai, 2022