Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Orçamento Participativo de Idanha apresentado nas freguesias Voltar

O Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova está a ser apresentado nas freguesias do concelho, através de Assembleias Participativas para explicar à população o que é e como funciona.

Trata-se de um instrumento democrático de cidadania ativa que permite à sociedade civil apresentar propostas em diversas áreas de atuação municipal.

O Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova tem um valor global de 127.500,00 Euros e os projetos mais votados serão incluídos no Orçamento Municipal.

As Assembleias Participativas estão, neste momento, a realizar-se nos polos da Universidade Sénior de Idanha-a-Nova. Por outro lado, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e outras entidades irão também fazer a divulgação junto da população em geral, de forma a todas as pessoas poderem participar.

A fase de apresentação de propostas decorre até 15 de junho, na plataforma online “Idanha Participa” (participa.idanha.pt) ou, presencialmente, nas Assembleias Participativas a realizar nas freguesias.

A submissão de propostas é aberta a todos os cidadãos, estudantes e trabalhadores no concelho de Idanha-a-Nova, mesmo que não sejam residentes. A votação nas propostas recebidas é feita pelos cidadãos recenseados.

As ideias podem integrar-se numa das seguintes áreas: Ação Social e Habitação; Cultura; Educação e Juventude; Desporto; Espaço Público e Espaço Verde; Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade; Modernização Administrativa; Proteção Ambiental e Energia; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação Urbana; Saneamento e Higiene Urbana; Segurança e Proteção Civil; Turismo, Comércio e Promoção Económica.

- 18 mai, 2022