Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: XI
Nº: 499

Idanha-a-Nova aprova medidas de apoio às famílias e à promoção da natalidade Voltar

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova aprovou “continuar a executar um conjunto de medidas e apoios à promoção da natalidade e à fixação de famílias, no concelho de Idanha-a-Nova”.

A proposta foi levada a reunião de Câmara esta terça-feira, pelo presidente da autarquia, Armindo Jacinto, tendo sido aprovada por unanimidade.

“Ficamos satisfeitos por os vereadores da oposição terem votado a favor das nossas medidas e apoios à promoção da natalidade e à fixação de famílias. Isso significa que tanto as medidas como os resultados que temos obtido são efetivamente positivos. As políticas da gestão autárquica que saiu vencedora nas últimas eleições, com a estratégia Idanha Solidária, têm o reconhecimento por parte da oposição pelo bom trabalho que temos vindo a desenvolver”, considera Armindo Jacinto.

O Executivo Municipal rejeitou uma proposta de estímulo à natalidade apresentada pelo Movimento Para Todos. Na sua declaração de voto, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova explicou que as medidas apresentadas eram redundantes face às políticas tão ambiciosas e aos investimentos tão significativos que estão a ser implementados pela atual gestão autárquica, não havendo ao mesmo tempo qualquer garantia de resultado dessas mesmas medidas.

Pelo contrário, as medidas atualmente em vigor estão a ter retorno e enquadram-se numa gestão sustentável da autarquia.

Recorde-se que Idanha-a-Nova conseguiu com essas medidas e apoios às famílias estar há vários anos entre os 50 municípios com melhor índice de fecundidade, ou seja, com maior número médio de filhos por mulher em idade fértil.

Também num estudo da DECO publicado este ano, o concelho de Idanha-a-Nova surge em 7º lugar nos municípios com mais apoios e incentivos à fixação de população.

O concelho de Idanha-a-Nova tem sido também considerado cada vez mais atrativo e com maior qualidade de vida em estudos nacionais como o “Portugal City Brand Ranking”, onde este ano subiu ao 107º lugar entre os 308 municípios portugueses, a melhor posição de sempre.

- 02 dez, 2021