Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Crianças do Conservatório de Música da Covilhã ajudam a fazer peça no «Paço 100 Pressa» Voltar

Uma turma do Conservatório de Música da Covilhã, juntamente com Pedro Leitão, artista de arte urbana, uniram-se para fazer um Louva-a-Deus feito com lixo, no restaurante «Paço 100 Pressa».

Pedro Leitão explica ao Jornal Fórum que “tudo começou através de um desafio do «Paço 100 Pressa»”. “Dedico os meus tempos livres à arte urbana e já fiz uma série de figuras, incluindo uma na Vila do Carvalho e outras em exposição no Fundão, assim, fui desafiado para fazer o futuro do logótipo do restaurante, que é um Louva-a-Deus, em tamanho gigante, feito em lixo”, refere. 

Quando o diretor do Conservatório de Música da Covilhã desafiou Pedro Leitão a falar aos alunos sobre a arte urbana e a reciclagem em contexto de aula, surgiu a ideia para, depois da apresentação, fazer um desafio aos professores que consistia em pedirem aos alunos para “trazerem materiais de plástico para eles escolherem um sítio para o inserirem na peça”. “No futuro podem ver o Louva-a-Deus, numa peça que eles próprios elaboraram ao mesmo tempo que ajudaram a natureza ao fazerem reciclagem”, conclui. 

A Diretora de Turma e professora de Educação Física e Cidadania dos alunos que participaram na iniciativa, explica que o projeto de turma passa “pela reciclagem de material, para fazerem jogos, reaproveitando os materiais para inovar e melhorar a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo que podem fazer jogar por algo feito por eles e isso tem outro valor”.

Com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, são alunos que “têm demonstrado interesse nesse projeto e achámos que seria enquadrado no convite feito pelo Pedro Leitão, o que é mais valia para eles estarem inseridos num projeto de cultura da cidade, que vai de encontro ao projeto de turma deles

- 30 nov, 2021