Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Projeto 5 agrega 5 municípios numa nova dinâmica artística Voltar

A 2ª edição do projeto de Cultura em Rede – «5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos», vulgo Projeto 5, que une cinco territórios geograficamente distantes, com várias propostas culturais, foi apresentado oficialmente na quarta-feira, em Águeda. Da região estão envolvidos os municípios de Idanha-a-Nova e Seia

O Projeto 5 irá levar aos 5 Municípios desta Rede Cultural – Idanha-a-Nova, Águeda, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia – 20 espetáculos multidisciplinares itinerantes, quatro em cada Município.

Esta Rede tem como intuito promover a dinamização da atividade cultural em estreita articulação com a valorização do património distintivo destes cinco territórios, por forma a incrementar a captação de fluxos turísticos para os Municípios e para a Região Centro no pós-pandemia.

Tendo em conta as potencialidades dos diversos Municípios para a promoção artística com base a sua própria identidade cultural, a par com os espetáculos itinerantes decorrerá uma coprodução artística entre a comunidade local e uma reputada companhia nacional, que levará 5 espetáculos a este vasto território, 1 por cada Município.

Numa primeira fase decorrerá um período de residências artísticas onde irão participar agentes culturais de cada um dos Municípios, envolvendo desta forma a comunidade de forma direta no desenvolvimento do projeto. Após o período de residência artística, o projeto artístico criado entra em itinerância, originando espetáculos sociocomunitários, estimulando a inclusão social, o acesso à cultura e a formação e qualificação de públicos.

Procura-se com esta coprodução, criada de raiz no Projeto 5, estimular a produção artística, o enriquecimento cultural e a criação de um espetáculo altamente diferenciador, que concorrerá para a valorização do património (material e imaterial), enraizado e alinhado com as identidades culturais do conjunto dos territórios de Águeda, Idanha-a-Nova, Óbidos, São Pedro do Sul e Seia.

- 30 nov, 2021