Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia de Pinhel mantém valor das taxas para 2022 Voltar

𝙊 𝙀𝙭𝙚𝙘𝙪𝙩𝙞𝙫𝙤 𝙙𝙖 𝘾â𝙢𝙖𝙧𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙋𝙞𝙣𝙝𝙚𝙡 𝙚𝙨𝙩𝙚𝙫𝙚 𝙝𝙤𝙟𝙚 𝙧𝙚𝙪𝙣𝙞𝙙𝙤, 𝙣𝙖𝙦𝙪𝙚𝙡𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙛𝙤𝙞 𝙖 𝙨𝙚𝙜𝙪𝙣𝙙𝙖 𝙧𝙚𝙪𝙣𝙞ã𝙤 𝙤𝙧𝙙𝙞𝙣á𝙧𝙞𝙖 𝙙𝙚 𝙣𝙤𝙫𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤.

Da ordem de trabalhos, destaque para a análise e aprovação das propostas referentes aos impostos municipais a cobrar em 2022, propostas que vão ser remetidas à Assembleia Municipal para análise e votação final.

No que diz respeito à Derrama (imposto aplicado às empresas), o Executivo deliberou manter a taxa de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC). A par disso, e tal como tem sido prática nos últimos anos, o Executivo deliberou também que ficam isentas do pagamento de derrama todas as empresas com sede social ou domicílio fiscal no concelho de Pinhel.

Relativamente ao IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, o Executivo Municipal deliberou manter as taxas mínimas de IMI (0,3% para prédios urbanos e 0,8% para prédios rústicos), assim como a redução ao abrigo do IMI Familiar (o desconto é feito automaticamente e tem valor fixo: famílias com um filho dependente têm 20 euros de desconto; famílias com dois filhos dependentes têm 40 euros de desconto; famílias com três ou mais filhos dependentes têm 70 euros de desconto).

Finalmente, quanto à participação variável de IRS, o Executivo deliberou manter a taxa de 5% a aplicar aos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respetiva circunscrição territorial, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior.

- 20 nov, 2021