Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

IPCB com módulo contentorizado de datacenter Voltar

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), por via do protocolo com a Fundação para a Computação Científica Nacional, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e ao abrigo de um projeto com vista ao reforço da capacitação técnico-científica da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, acaba de instalar um módulo contentorizado de datacenter.

O espaço, onde foi montado o centro de processamento de dados do IPCB, já está operacional, depois de concluída a migração da antiga sala de servidores dos serviços centrais para a Escola Superior de Educação do Politécnico de Castelo Branco.

Financiado a cem por cento (€109.920,29), trata-se de um equipamento moderno, apto ao alojamento das infraestruturas tecnológicas de suporte ao bom funcionamento da instituição. Com um espaço disponível de 4,80 por 4,50 metros, este permite a instalação de uma dupla fila de bastidores, expansível até sete metros, o comprimento máximo da sala.

Dentro do módulo contentorizado foi criada uma ilha de bastidores constituída por seis unidades, numa estrutura expansível equipada com um sistema de climatização que garante a selagem entre as zonas fria e quente, não criando obstruções à saída de ar das unidades de ar condicionado.

Em 2015 o IPCB havia já remodelado o seu datacenter, melhorando então as condições de funcionamento, segurança e alojamento dos servidores aplicacionais, bem como apostando na eficiência energética ao instalar sistemas de arrefecimento redundante.

Com a presente atualização, o centro de processamento de dados do Politécnico de Castelo Branco passa a dispor de capacidades de excelência a nível de infraestrutura, refrigeração, energia, segurança, bem como capacidade de expansão, potenciando a criação de infraestruturas digitais administrativas, de ensino e de investigação de forma distribuída ou virtual.

- 19 nov, 2021