Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Um Lugar na Beira: Casas de Alpedrinha, o repouso e a paz da Serra da Gardunha Voltar

As Casas de Alpedrinha localizam-se, tal como o próprio nome indica, numa freguesia portuguesa do município do Fundão.  Com um ambiente rural, bem no coração da Beira Baixa, este empreendimento possui dez Casas de Campo, dotado de piscina, bar e terraço, restaurante, campo de ténis e vista panorâmica, tudo o que é necessário para uns dias de descanso, conforto e privacidade.

Para além de poder usufruir do turismo rural e sustentável em plena Serra da Gardunha, com a privacidade que o empreendimento permite, é também possível ampliar os seus conhecimentos culturais e históricos. As Casas de Alpedrinha localizam-se na Quinta do Anjo da Guarda, onde a atual família proprietária cuida deste projeto há três gerações. Foi no século XX que os proprietários decidiram devolver a vida a uma parte da quinta, com um projeto orientado para o benefício e uso da população local e, explicam que, às portas da segunda Guerra Mundial, altura em que Francisco de Sá Pereira, médico da vila de Alpedrinha, contrata o arquiteto Keil do Amaral e inicia a construção do local.

Atualmente, o projeto apela à visitação da vila de Alpedrinha, contribuindo para a sua preservação e ocupação de um território abençoado.

É também a uma distância de cinco minutos de carro das Casas de Alpedrinha, que é possível ver o Palácio, que leva esse nome devido ao seu pátio quadrado que se chamava “Picadeiro”, lugar utilizado, antigamente para treinos de equitação. Hoje, o palácio abriga um núcleo museológico que integra o Centro de Interpretação da Rota da Transumância e tem expostos os tradicionais embutidos de Alpedrinha, uma arte marceneira que conquistou muitos reis ao longo dos séculos. Nas suas imediações é também possível encontrar a Capela de São Sebastião e o Chafariz Real, reunindo assim a cultura, conhecimento e tranquilidade que os locais transmitem.

Sem dúvida que as Casas de Alpedrinha reúnem o conforto, conhecimento e paz necessária para os dias que correm. 

- 07 out, 2021