Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Assembleia Municipal da Covilhã: Vítor Reis Silva “A intervenção da CDU tem ajudado a resolver os problemas das pessoas” Voltar

Porque se candidata à Assembleia Municipal da Covilhã?

A minha candidatura aparece naturalmente pela avaliação positiva que foi feita do desempenho dos eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU), no último mandato da Assembleia Municipal. O seu bom funcionamento suporta a atividade municipal e a resolução dos problemas das pessoas e das populações. A nossa intervenção caraterizou-se pela defesa do funcionamento democrático, plural e transparente deste órgão para o exercício das suas funções de fiscalização da atividade do Executivo Municipal. Estimulámos a participação das populações no exercício do seu direito de intervenção e de petição. Os nossos eleitos fizeram intervenções e propostas para a requalificação das vias municipais e exigiram a apresentação, por parte da Câmara Municipal, de um Plano de Requalificação das Estradas Municipais a executar durante os quatro anos de mandato. Os nossos eleitos exigiram a extinção da Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS) cobrada na fatura dos consumidores de gás natural. Os nossos eleitos denunciaram, protestaram e propuseram a redução da fatura de água e a renegociação da concessão do saneamento básico, que penaliza as populações e engorda o concessionário, a empresa Águas da Serra. Continuamos a propor a implementação de programas específicos de desenvolvimento cultural e desportivo. Defendemos que a educação deve continuar sob a responsabilidade do Ministério de Educação. Vamos continuar a pugnar pela criação de creches públicas e a reabertura do Infantário Bolinha de Neve. Mantemos a nossa proposta de um maior apoio às famílias e crianças do 1º Ciclo com o efetivo apoio em material escolar. Defendemos a construção de novos edifícios escolares com capacidade de resposta aos programas escolares e ao bem estar de quem aprende e de quem ensina, nomeadamente no Tortosendo e Covilhã. Defendemos os trabalhadores do município para a implementação do subsídio de salubridade, penosidade e risco. Propomos a reabilitação urbana e a revitalização do centro histórico. Protestámos perante a destruição do Tinte Velho. Conseguimos o reforço das verbas a transferir para as Freguesias e continuamos a defender políticas de coesão em todo o território municipal com o aproveitamento dos nossos recursos naturais. Com mais eleitos da CDU na Assembleia Municipal é possível ir mais longe, influenciar as decisões e as ações do Executivo Municipal, no sentido do bem-estar das populações. Aceitei novamente o desafio, levando em conta a minha disponibilidade e experiência no desempenho das funções de membro da Assembleia Municipal. É com o empenho que me carateriza que desenvolvo o trabalho da candidatura da CDU à Assembleia Municipal e Câmara Municipal da Covilhã, acompanhando o Jorge Fael, nesta luta pelo bem-estar das nossas populações.

 

Qual o modelo de funcionamento que idealiza para a Assembleia Municipal da Covilhã?

A Assembleia Municipal deverá dar resposta às suas competências mantendo a sua independência funcional em relação à Câmara Municipal e manter uma ação constante de escrutínio da atividade municipal. O presidente da Mesa da Assembleia Municipal deve assumir-se como presidente de todos os eleitos e nunca assumir o papel de caixa de ressonância do presidente da Câmara Municipal. Estimular mais a participação das populações, diversificando o local das reuniões da Assembleia, aproximando-a das pessoas. A Assembleia deverá, ainda, constituir comissões específicas para acompanhar dossiês de assuntos de interesse municipal, no âmbito das suas competências.

- 24 set, 2021