Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: x
Nº: 487

Comemoração das Jornadas Europeias do Património 2021 no Museu de Lanifícios da UBI Voltar

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) associou-se às Jornadas Europeias do Património, que celebram o património inclusivo e diversificado, através do tema «Património de, por e para Todos, porque o Património é nosso».

O evento decorre nos dias 24, 25, 26 de setembro e 2 de outubro, com um programa que tem como objetivo a sensibilização da comunidade para a riqueza e diversidade do património industrial na Covilhã, Cidade-Fábrica e no concelho.

A UBI explica, em comunicado, que o convidado especial é o professor Jorge Custódio, um dos eméritos investigadores do património industrial do nosso país e, em especial, da Covilhã, que irá proporcionar uma visita orientada, aberta à comunidade, pelo Circuito do Vapor, no dia 25 de setembro, pelas 15h30. A visita incluirá a passagem por três lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda: a Tinturaria setecentista pombalina (século XVIII) na Real Fábrica de Panos, classificada em 1982 como Imóvel de Interesse Público, as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga e a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições. Nos dias 24 e 26 de setembro, enquadrados pela Rota da Lã, serão proporcionados dois dos percursos pedestres urbanos pelo património industrial (Ribeira da Goldra e Centro Histórico), e, no dia 2 de outubro, será ainda possível percorrer o Trilho dos Operários – da Bouça à Covilhã, com a parceria da empresa ArgumentImperdível Unipessoal, Lda.  

Além destas iniciativas, serão também proporcionadas entradas livres às Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas, às 11h e às 15h, com um percurso estimulante pelo tema «Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios». 

- 16 set, 2021