Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Um lugar na Beira: Descobrir a natureza no Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere Voltar

Começamos esta nova rubrica, no mês de setembro, para lhe dar a conhecer ao longo dos meses, vários pontos de interesse na região, numa altura em que o verão está a acabar e, quando menos esperamos, o frio está à porta. Desde a hotelaria, gastronomia e passando pelos espaços culturais, o Jornal Fórum Covilhã vai continuar a mostrar o que de melhor temos para oferecer, realçando sempre que é bom passear e aproveitar no interior do país.

Para inaugurar esta rubrica, começamos com o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere. Inaugurado em 2013, este espaço dá a conhecer ao publico diferentes perspetivas turísticas e visões do Vale Glaciar do Zêzere e do concelho de Manteigas, através de duas “janelas” que remetem para o passado e presente, com a narração de uma história sobre a atividade florestal, num cenário criado em torno da lareira existente no edifício.

Desde os quadros interativos que dão a conhecer a Fauna e a Flora, os percursos pedestres e o concelho de Manteigas, destacamos a principal atração deste centro, um simulador que recria uma viagem de balão ao longo do vale glaciar. Neste passeio, o visitante desloca-se, de forma virtual, pelo património natural numa extensão de 13 quilómetros, com saltos no tempo e recurso a representações 3D.

Teríamos muito mais a falar sobre este espaço, mas nada melhor do que aproveitar um fim-de-semana para desfrutar e passear na nossa região. O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere encontra-se Junto ao Viveiro das Trutas, em Manteigas, local que pode também aproveitar para visitar.

- 10 set, 2021