Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Uma fruta da época para todo o ano Voltar

As cerejeiras transformam a paisagem do Fundão todas as primaveras. A serra enche-se de branco e o calor ajuda a amadurecer o fruto que cresce nas árvores que completam a paisagem da região. É aí que as cerejas correm o país para casa dos portugueses, mas, o «ouro vermelho» não é só um fruto.

Ao chegarmos à terra das cerejas, deparamo-nos com a Pastelaria de fabrico próprio «Flor do Fundão», que sabe servi-las como ninguém. Com os folhados, cavacas, ovos moles, o bolo rei ou o ímpar pastel de cereja, o fruto ganha um toque especial.  São várias as formas de apreciar cerejas. A forma habitual, frescas no início do verão é a mais comum, mas neste estabelecimento que celebra este ano o vigésimo aniversário, a experiência vai mais longe na maneira de as saborear.

Com licores ou doces, os Sabores da Gardunha dão a conhecer o que também há de melhor no Fundão, durante todo o ano.

A Sabores da Gardunha surgiu em Alcongosta, fundada por Luís Martins, que na altura aproveitou as receitas de família para fazer compotas e licores. Sediada atualmente no Fundão, a cereja está presente desde o início e os produtos são obtidos a partir de frutas selecionadas e confecionadas tradicionalmente. Durante todo o ano, há o doce tradicional de cereja ou com gengibre, em diversos tamanhos, assim como os licores, que são bastante procurados por parte dos turistas. 

Catarina Nobre é a fundadora da MUSA, marca de saboaria artesanal e cosmética natural. Os produtos são fabricados artesanalmente, com matérias primas de origem natural e a fruta também tem destaque. O champô sólido, que contém óleo extraído do caroço da cereja e mel de cerejeira do Fundão, é uma alternativa 100% natural para puder poupar a pele e o meio ambiente. O bálsamo labial de chocolate e cereja ou morango e cereja, é também outra opção de para experimentar os benefícios deste fruto da época.  

O cartão de visita do Fundão, que com as cerejeiras em flor, durante o final do mês março e em abril atraem admiradores. Já o fruto pode ser consumido e utilizado durante todo o ano, graças a pessoas dinâmicas que reinventaram a cereja com novos produtos. A melhor cereja do país merece. 

- 28 ago, 2021