Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Água e Ar de Montanha nas Praias Fluviais da Guarda Voltar

Praia Fluvial de Valhelhas

Bandeira azul pelo 14º ano consecutivo, a Praia Fluvial de Valhelhas oferece banhos refrescantes nas tranquilas e límpidas águas do Rio Zêzere, num envolvente cenário de particular beleza paisagística, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Integrando um complexo de lazer constituído por múltiplas infraestruturas de apoio, nomeadamente um parque de merendas, parque de campismo e auto caravanismo, sombras naturais e relvado nas duas margens da zona de banhos ligadas por uma ponte pedonal. Servem ainda de apoio a este equipamento de lazer, um bar com esplanada e chuveiros, diversas áreas de sombra, parque de merendas e um parque de jogos. Para além da classificação de praia fluvial de bandeira azul, a Praia Fluvial de Valhelhas é uma praia acessível para todos. 

 

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

Adotando o nome da localidade que fica nas suas imediações, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa situa-se num vale formado pelo Rio Mondego, curso de água límpida que nasce muito próximo, na Serra da Estrela e este ano (2021) recuperou o galardão de Bandeira Azul! Trata-se de uma área de lazer muito apreciada pelos que dela usufruem, quer pela qualidade das suas águas e relvados com sombras naturais, quer pela beleza singular do Vale do Mondego. Situada na margem direita do Rio Mondego, a jusante da barragem do Caldeirão, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa dispõe de parque de merendas, espaço de grelhadores, bar, campo de jogos, escorrega aquático, espaço infantil, passadiços nivelados, parque de estacionamento automóvel, tudo distribuído por cerca de dois hectares.

Praia Fluvial do Mondego

Situada junto às localidades de Vila Cortez do Mondego e de Porto da Carne, também no tão apreciado Vale do Mondego, esta Praia Fluvial oferece águas límpidas, sombras naturais frondosas, zona de relva, zona de areia dotada a jogos de praia, parque de merendas com grelhadores, bar de apoio e estacionamento. Particulares que fazem as delícias de todos os que por ali veraneiam, em especial das camadas mais jovens da população local e visitantes.

 

Praia Fluvial de Videmonte - Quinta da Taberna

Situada na bonita aldeia de montanha de Videmonte, em pleno coração da Serra da Estrela, a Quinta da Taberna dispõe de um parque de merendas na margem de um açude no leito do Rio Mondego. As bonitas paisagens naturais fazem deste equipamento, à semelhança da localidade onde se insere, Videmonte, um dos muitos lugares ideais, do concelho da Guarda, para um relaxante e salutar descanso em contacto com a natureza.

 

Piscina Flutuante da Barragem do Caldeirão

Tirando partido da albufeira localizada nas proximidades da cidade mais alta, o Município da Guarda criou uma piscina natural na Barragem do Caldeirão. Os veraneantes podem usufruir neste parque fluvial, de piscina flutuante, balneário, bar de apoio com esplanada e uma zona de relvado para utilizadores. A estrutura situa-se numa zona de caraterísticas paisagísticas e ambientais únicas, que na altura da intervenção imperou a preocupação de preservar. A Barragem do Caldeirão será na época balnear do próximo ano, o ponto de partida ou de chegada do itinerário de cerca de 11,5 quilómetros dos Passadiços do Mondego. Percurso de caminhadas e passeios pelas margens do Rio Mondego que contemplará igualmente as praias fluviais de Videmonte e Aldeia Viçosa.

- 25 ago, 2021