Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Informar em tempo de autárquicas Voltar

Estamos a caminhar a passos largos para as eleições autárquicas de 2021. Um momento sempre importante para as democracias Locais e em que os meios de comunicação social não se podem demitir. Por isso mesmo regresso a este tema no Editorial desta semana.

Sei que por vezes é difícil, mas os jornais têm que ter um papel ativo nesta altura tão importante. As entrevistas, reportagens e artigos de opinião são fundamentais para informar o público.

Outro dia, na rua, fui questionado por um Leitor, se o Jornal Fórum Covilhã continuaria a ter artigos de opinião na época eleitoral. Respondi prontamente que sim. Seria fácil dizer que não, mas um Jornal não se pode demitir das suas funções. Um Jornal não pode ter medo de emitir opiniões, nem ter receio das críticas que possam advir do seu trabalho. Obviamente que um Jornal tem que primar pela independência, dar voz a todos, mas nunca pode deixar de ter a sua identidade, o seu ADN de liberdade de expressão e livre opinião. Sempre defendi que os artigos de opinião são a «alma» de um jornal, é o que lhe dá brilho, e aqui no Jornal Fórum Covilhã escrevem personalidades de todos os quadrantes políticos e sociais, de diferentes áreas. Continuamos a apostar na opinião desportiva, na cultura e na área política e social. Uma aposta que tem sido ganha ao longo de dez anos.

Ainda em relação às eleições autárquicas entrevistaremos todos os candidatos (os que aceitarem) dos concelhos da nossa região, tal como das Juntas de Freguesia do concelho da Covilhã. Só assim podemos ter um papel ativo na comunidade e assim levamos a informação aos nossos Leitores que em tempo de pandemia necessitam de ter mais informação por estes meios.

Até meio de setembro continuaremos a trilhar o caminho da melhor informação regional em tempo de autárquicas, para que consigamos um trabalho isento e que chegue a todos, em prol da região e das nossas comunidades.

- 28 jul, 2021