Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Manuel Heitor quer “ensino superior politécnico disperso pelo país” Voltar

Manuel Heitor quer ver o ensino superior politécnico disperso em todo o território, com formações realizadas nas empresas e/ou com as empresas, reforçando a relação entre o setor público e o setor privado através da criação de sinergias.

De visita ao IPCB, onde participou numa conferência sobre a promoção de ecossistemas de inovação regional, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou que “a quinta da Escola Superior Agrária, uma das maiores do país, associada ao ensino superior, poderá ser, no futuro, um importante centro de experimentação e inovação, algo que vai no sentido da reestruturação prevista para a instituição, trazendo para junto das áreas agroalimentares, as ciências e as tecnologias”.

O presidente do IPCB elencou cinco fatores importantes para o momento atual da instituição: “o crescimento do IPCB, a cooperação e presença do IPCB em toda a região, a consolidação orçamental, a reestruturação organizacional do IPCB e as possibilidades no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”.

António Fernandes aproveitou a ocasião para, no âmbito do PRR, anunciar a constituição do consórcio Rede Politécnica A23 para formação na área da proteção civil, cadastro e ordenamento do território, que será liderado pelo Politécnico de Castelo Branco e envolvendo os politécnicos da Guarda e de Tomar. Avançou ainda a participação da instituição em outro projeto na área das competências digitais face ao potencial de empregabilidade da região neste importante setor.

- 23 jul, 2021