Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

“Foi um privilégio ter conseguido estudar o meu instrumento no ensino superior” Voltar

Mariana Martins é a primeira mulher licenciada no curso de Guitarra Portuguesa da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). A jovem de 21 anos é natural de Odemira, no Alentejo, e pretende dar continuidade aos estudos no meio da música.


Ter sido a primeira mulher a terminar a licenciatura em Guitarra Portuguesa foi “uma honra” para Mariana Martins. “Trabalhei imenso para isso e é um grande orgulho e satisfação ter seguido sempre o meu sonho”, confessa com um rosto sorridente. Para além disso, diz ser “um privilégio” o facto de “ter conseguido estudar o meu instrumento no ensino superior”.
Foi no quinto ano de escolaridade que Mariana Martins conheceu a guitarra portuguesa pela primeira vez. Para além do apoio incondicional dos seus familiares, a jovem conta que o primeiro contacto com a guitarra portuguesa “foi com o professor José Alegre”, responsável por lhe “transmitir esta paixão”. “Foi mesmo uma pessoa espetacular que me cativou imenso”, revela. Quando chegou ao ensino secundário, ingressou na Academia de Música de Lagos.
Castelo Branco é o único local onde existe a licenciatura em Guitarra Portuguesa e, no momento em que ingressou no ensino superior, a jovem não teve dúvidas sobre a sua escolha. Para Mariana Martins, “é espetacular saber que o IPCB tomou esta iniciativa e oferece esta opção para continuar a estudar”. Depois de concluir o curso, revela que recebeu “imensas mensagens de pessoas que não sabiam que a licenciatura existia”. Espera, portanto, conseguir “ajudar a abrir ainda mais o caminho para outras pessoas”.
Num meio maioritariamente masculino, a jovem de Odemira confessa que não sofreu muitos episódios de discriminação até à data. Relembra apenas um, de quando era mais nova, e um professor afirmou que “a guitarra portuguesa não é para meninas”. Apesar de não ter tido um impacto nas suas escolhas, confessa que foi um episódio que a marcou.
Enquanto ainda estudava no IPCB, começou a dar aulas aos mais novos. Agora que já é professora há dois anos, espera conseguir inspirar os seus alunos. “Eu digo sempre para eles fazerem aquilo que gostam”, afirma. Sem esquecer a importância da família mais próxima na formação das crianças, a jovem defende que “os pais têm de perceber que isto não é só um hobbie. Quando a criança gosta realmente de estudar música, então devem contribuir para a realização desse sonho”.
O próximo passo é continuar a apostar nos seus estudos e formação. Mariana Martins vai ingressar no mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB. Para além disso, no futuro, espera conseguir lançar um álbum. Em Odemira, a jovem faz parte do grupo musical “Trio de Guitarras” com mais dois amigos, David Silva e Xavier Guerreiro. “Fazer música, tocar a solo e dar concertos” é o que espera continuar a fazer nos próximos anos.

- 21 jul, 2021