Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Benção das Pastas: A sensação agridoce de fechar um ciclo em pandemia Voltar

Alexandra e Eduardo são dois dos cerca de 900 alunos que abençoaram as pastas no passado sábado, a fim de comemorarem mais uma etapa das suas vidas. Apesar de o ano passado os finalistas não terem a oportunidade de passar pela comemoração, este ano o cenário é diferente, porém, as restrições ainda são algumas.

Eduardo Ribeiro é finalista da licenciatura em Marketing e considera que “a sensação é agridoce”. “Esta situação de pandemia veio estragar os planos a toda a gente”, explica o aluno, salientando “as festas que não aconteceram, noitadas de estudos com os amigos que não se fizeram, festejar o fim das frequências, estar no café ou ainda as noites de dança na discoteca que não tivemos”. Contudo a experiência não foi só negativa, “os bons resultados que obtive foi devido unicamente ao estudo, o que me ajudou a melhorar média”.

Já para Alexandra Caldeira, que termina agora a licenciatura em Ciências da Comunicação, o facto de não puder celebrar com as pessoas que mais gosta, entristece-a. “Celebrar esta vitória com os meus amigos todos, sem receio ou simplesmente sem a máscara a proibir-nos de exprimir os sorrisos e alegria de um momento tão lindo como este”, explica a recente licenciada.

Mas tal como Eduardo, os sentimentos positivos mantêm-se e os bons resultados de uma licenciatura onde metade foi passada em confinamento, apareceram. “Valorizei-me mais, pois mesmo com todas as adaptações que tive que fazer, consegui terminar com mérito digno de todo o meu trabalho e dedicação ao longo destes três anos e sinto-me realizada”, diz Alexandra.

A Bênção das Pastas, apesar de se realizar em moldes diferentes, deixa ambos os alunos “felizes, apesar das restrições”. No passado sábado, dia 19 de junho, o evento realizou-se em duas partes. De manhã, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a Faculdade de Artes e Letras (FAL) e a Faculdade de Ciências (FC), realizaram as suas comemorações. Já na parte da tarde, foi a vez da Faculdade de Engenharia (FE) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH).

A todos os alunos foi imposto o uso de máscara e cumprimento do distanciamento social, assim como a desinfeção das mãos à entrada das cerimónias e com acesso apenas permitido aos finalistas.

Para Alexandra e Eduardo o percurso académico não acaba aqui. Eduardo candidatou-se ao segundo ciclo de estudos da UBI e espera que “corresponda às minhas expectativas, após isso espero conseguir emprego na área, e ser um excelente profissional no futuro e que ele seja muito promissor”.

Já para Alexandra, o percurso nesta academia acaba por aqui, o que significa o fechar de um ciclo da cidade da Covilhã. A aluna tem como principal objetivo “ingressar no mestrado de sonho na Universidade Católica de Lisboa, mais especificamente, em Media e Entretenimento”. A televisão sempre a fascinou e vê o seu futuro “a trabalhar com públicos e ampliar a conta de Youtube, porque é outro objetivo a concretizar”.

Ao contrário do ano passado, este ano as celebrações aconteceram e como revela Eduardo “é muito bom que aconteça, pois dá esperança e alegria, porque acaba por ser a celebração de um marco importante das nossas vidas”. Alexandra considera que a Bênção das Pastas e também um caminho para a “esperança no futuro que será melhor”.

- 22 jun, 2021
- Helena Esteves