Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

50 empresas de «Excelência» na Beira Interior Voltar

Um total de 2865 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2020. Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 92.671 postos de trabalho.

Das 2865 empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência, 33 são do distrito de Castelo Branco e 17 do distrito da Guarda.

O estatuto PME Excelência é atribuído pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e pelo Turismo de Portugal (no caso das empresas do Turismo), em parceria com um conjunto de bancos a operar em Portugal e, ainda, as Sociedades de Garantia Mútua.

Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2020 são Porto (21%), Lisboa (20,1%), Braga (9,9%) e Aveiro (9,8%). As 33 empresas de Castelo Branco representam 1,2% e as 17 da Guarda significam 0,6%.

Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas distinguidas relacionarem-se com a sua envolvente - fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais - numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.

Estas empresas são selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do universo das PME Líder, obtendo assim o estatuto PME Excelência que tem como objetivo conferir notoriedade às PME, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia.

O estatuto PME Excelência tem a validade de um ano.

- 18 mai, 2021
- Ricardo Tavares