Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Dez Anos, Dez Factos: «A Voz dos Cidadãos» Voltar

Os Leitores sempre tiveram uma importância indiscritível para o Jornal Fórum Covilhã. Desde 2011 que a opinião e as sugestões dos nossos Leitores contam sempre e aprendemos sempre com elas.

Também desde a fundação do nosso Semanário sempre tivemos um espaço dedicado aos Leitores, onde os mesmos podem fazer denúncias, dar a sua opinião, mostrar factos e relatar o que se passa nas suas comunidades. Durante dez anos isso aconteceu, recebemos centenas de textos e ao longo do tempo fomos publicando os relatos que nos chegavam dos nossos Leitores. Aliás muitas problemáticas foram resolvidas devido ao facto dos temas terem sido reportados ao Jornal e publicados.

O tempo também nos mostrou que quem vive nas comunidades tem um conhecimento profundo do que se passa localmente, e é a partir daqui que funciona o jornalismo de proximidade. A história que conta e para nós todas elas contam, porque relatam factos, mostram evidências e ajudam a resolver problemas.

Um Jornal deve sempre pautar pela isenção e rigor dos artigos que publica, mas também nunca pode ignorar a opinião dos seus Leitores, os seus problemas e as suas denuncias. Um Jornal regional deve estar próximo das Pessoas e das Comunidades, ajudando na resolução das problemáticas.

Já dizia o filósofo «Jornalismo de verdade deve defender aqueles que não possuem voz, não calá-los ainda mais», e é isso que pretendemos. Nunca podemos calar os que têm pouca voz, pelo contrário, é trabalho do Jornalismo Regional potenciar as comunidades que vivem perto dele, ouvir a sua voz e tentar resolver os problemas, se assim não for, não vale a pena.

Por isso é importante que as rubricas criadas para dar voz aos cidadãos continuem, e por cá teremos sempre isso em mente, dar voz a quem menos tem. 

- 18 mai, 2021
- Vitor Aleixo