Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Comércios da Beira: Casas com Raízes, uma nova forma de olhar o alojamento local Voltar

Casas com Raízes é um projeto com quatro anos, mas ainda com imensos passos para dar para a frente, dada a enorme ambição de quem o criou. Ricardo Nabais, já conhecido pelo seu trabalho noutro tipo de atividades turísticas, principalmente de natureza e experimentação, no caso da Rotas e Raízes, adquiriu uma casa para recuperar na aldeia de Rebelhos, no Sabugal, que tem apenas cerca de 50 habitantes. Surgiu posteriormente outra em Inguias, no concelho de Belmonte. Esta transformou-se numa unidade de alojamento local, na qual por apenas 100 euros se pode passar uma semana inteira de enorme qualidade e em contacto com o melhor que o interior do país nos tem para oferecer: natureza, ruralidade, paz, tranquilidade e o melhor de tudo em tempos demasiado agitados, silêncio.

O grande objetivo, esse, está também ele carregado de uma das missões mais nobres de todas num interior cada vez mais desértico e abandonado. Ricardo Nabais quer revitalizar aldeias e trazer de volta visitantes, assim como pessoas interessadas em recuperar casas em ruínas, como eram as que comprou antes da renovação, para lhes dar uma nova vida.

Uma das casas já estão em funcionamento e outras já muito perto de estarem operacionais, algumas até já este ano. No total já estão adquiridos seis imóveis para pertencerem a esta rede na região do Vale do Côa. Ricardo Nabais não para e o seu sentido empreendedor não se esgota em si mesmo, querendo partilhar com outros essas ideias e essa forma de ver este tipo de negócios. Por isso, desenvolveu um ebook em que explica “passo a passo como deve alguém iniciar-se nos investimentos em imóveis e como pode colocar o seu investimento a render para si”, refere-nos.

- 11 mai, 2021
- Fernando Gil Teixeira