Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

IPG lança projetos de inovação Voltar

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a lançar um programa de capacitação de estudantes para a criação de projetos inovadores em áreas que vão da sustentabilidade à cultura, em parceria com autarquias e empresas. Dos parceiros fazem parte a Câmara Municipal da Guarda, o Aqua Village Health Resort & SPA, a Blossom Essence, a Green Flavours, a ASTA, a Escola Profissional de Trancoso, o Inovcluster – Associação de Cluster Agroindustrial do Centro e o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico ao Agroalimentar. «Link Me UP – 1000 ideias» é o nome deste programa de incentivo ao empreendedorismo que junta 13 institutos politécnicos.
“O IPG tem apostado em projetos que estimulem o espírito empreendedor dos estudantes, preparando-os não só para o trabalho em organizações, como também para lançarem os seus próprios projetos empresariais”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Para além de incentivarem a criação de negócios, estes projetos cumprem também a nossa missão de aproximar a comunidade académica do tecido empresarial, acompanhando de perto as suas necessidades”.
Os jovens empreendedores poderão concorrer ao «Link Me Up» através de projetos inseridos no programa «Poliempreende» ou no «Demola».

O «Poliempreende» incentiva a criação de negócios próprios, prestando consultadoria em criatividade, para que os estudantes desenvolvam projetos com aplicação prática em contexto real. No «Demola» são desenvolvidos projetos de cocriação em que os estudantes, em conjunto com docentes e empresas da região, irão criar soluções para aumentar a competitividade da indústria regional no mercado global.
Em ambas as iniciativas irá existir uma competição regional, acessível a todos estudantes do IPG interessados em apresentar os seus projetos, seguindo-se um concurso nacional, onde irão competir os projetos selecionados de cada um dos 13 politécnicos.
“É uma oportunidade para os estudantes desenvolverem competências complementares à sua formação académica, como a criatividade, a vontade de inovar e a capacidade de comunicar e de trabalhar em equipa”, afirma Teresa Paiva, coordenadora do projeto. “Para além do desenvolvimento dessas habilidades, os estudantes irão também fortalecer a sua ligação com o tecido empresarial regional”.
Na edição de 2019, o IPG conquistou o terceiro lugar na competição nacional do «Poliempreende», com um projeto para o cultivo de cherovia em hidroponia, uma técnica de cultivo de plantas sem solo que permite a produção à medida e fora de época.

- 13 abr, 2021
- Helena Esteves