Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Iniciativa «Memórias Resgatadas» avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918 Voltar

O projeto «Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas» (MRIR) está a levantar informação relativa à resposta que os municípios do Pinhal Interior Sul deram aos cidadãos durante a gripe pneumónica de 1918-1919, comparando com a resposta dada atualmente pelas autarquias à pandemia por Covid-19.

A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nos concelhos de Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros, Mação e Vila de Rei e tem como objetivo principal explorar a memória e património histórico local relacionados com a educação no meio rural.

A investigação está a ser realizada por Ana Isabel Madeira, investigadora responsável e por Helena Cabeleira, em colaboração com António Manuel Silva, que estão a visitar os arquivos municipais. “Andamos à procura de elementos nos livros de atas das sessões de câmara e das comissões administrativas locais, da imprensa local e regional da época, nos livros dos cemitérios e nos livros de registos de correspondência, das entradas e saídas”, apontou António Manuel Silva.

O grupo está ainda a trabalhar sobre informações já recolhidas para formar uma Memória da Educação ao nível local, com identificação do património material e imaterial associado à educação e ao ensino. O município pede a colaboração de todos, que podem partilhar os dados no sítio oficial do projeto ou na página do Facebook do MRIR.

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com cofinanciamento do programa Compete2020, Lisboa2020, Portugal2020 e União Europeia.

- 29 mar, 2021