Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia da Covilhã investe 132 mil euros na Praça do Município Voltar

As obras na Praça do Município da Covilhã iniciaram-se na semana passada e visam a requalificação do centro cívico e histórico da Covilhã, com o objetivo de “promover e melhorar” a acessibilidade inclusiva no centro da cidade. A empreitada, que se realiza nos próximos meses, comporta cerca de 500 metros lineares, com uma área de intervenção de 8.500 m2 e tem um custo de 132 mil 2 224 euros.

Esta requalificação da Praça do Município vai permitir adaptar os acessos dos espaços envolventes e dos edifícios públicos municipais a cidadãos de mobilidade reduzida, dando cumprimento às medidas previstas no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) das Beiras e Serra da Estrela.

“A intervenção pretende requalificar a rede pedonal da área, implementar meios adequados também à circulação segura de pessoas invisuais, e apostar em meios tecnológicos da nova geração de sinalética e iluminação vertical, com vista a garantir a existência de percursos acessíveis, inclusivos e seguros no centro urbano e nas ligações aos principais serviços e equipamentos públicos”, disse o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, no período antes da ordem do dia da reunião pública do elenco camarário, na sexta-feira, 26.

Com estas obras será melhorado e adaptado o acesso aos cidadãos de mobilidade reduzida aos Paços do Concelho; Balcão Único e Espaço do Cidadão; Teatro Municipal; Centro de Incubação de Indústrias Criativas; serviços municipais de Urbanismo e Fiscalização de Obras Particulares. Além destes, destaca-se ainda a existência de diversos outros serviços públicos e de interesse público, todos eles concentrados e com acesso pela Praça do Município, tais como instituições bancárias, serviços dos correios escritórios, “razão pela qual é sempre grande a afluência de pessoas ao centro da cidade”, vincou o autarca.

 

- 02 mar, 2021
- Ricardo Tavares