«Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal» estreia na Culturgest e em live-streaming
Voltar
A Rewilding Portugal vai lançar um documentário chamado «Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal», que retrata as dificuldades e oportunidades que a natureza selvagem enfrenta nos dias que correm. Este documentário segue o trabalho de uma parceria alargada, nos seus esforços para tornar Portugal um lugar mais selvagem, dando palco a várias espécies e habitats.
Rewilding, ou renaturalização é uma nova abordagem de conservação da natureza em Portugal, que procura criar as condições para que a natureza cuide de si mesma, e promover economias mais sustentáveis e baseadas na natureza.
Este documentário foi realizado e editado por João Cosme, renomeado fotógrafo e filmmaker português de natureza, e pretende dar a conhecer de forma prática os projetos e a ação da Rewilding Portugal e os respetivos parceiros estão a desenvolver no terreno, especificando as ações de cada um deles e mostrando não só a situação à data do começo dos projetos, mas também o que se pretende alterar e mudar na prática com a sua execução. O documentário é em português, legendado em inglês, e a voz da narração pertence a Célia Gil, professora de português e radialista, com vasta experiência na gravação de voz e programas de rádio, que neste momento ocupa a posição de coordenadora de biblioteca no Agrupamento de Escolas do Fundão.
O trailer do filme já está disponível online e pode ser assistido aqui: https://youtu.be/f3eQykYL18s.
O documentário irá estrear no dia 27 de novembro, pelas 20 horas, no Pequeno Auditório da Culturgest, em Lisboa. O evento será fechado a convidados, num número reduzido para que se cumpram todas as diretrizes da Direção Geral de Saúde. No entanto, a estreia irá acontecer em live-streaming, em direto e online exatamente ao mesmo tempo que acontece presencialmente. A sessão irá ser aberta com discursos iniciais, sendo depois passado o filme, e terá ainda, para fechar, uma mesa redonda de debate, com o tema «Políticas de Biodiversidade, Combate às Alterações Climáticas e Economia Verde», em que estarão presentes os oradores Pedro Prata (Líder de Equipa da Rewilding Portugal), Carlos Fonseca (Professor e Biólogo da Universidade de Aveiro), Nuno Fazenda (deputado e professor universitário)e Ana Rainho (Gestora de Projetos da APTERN). A moderação ficará a cargo de Linda Formiga, colaboradora da Comunidade Cultura e Arte, que será media partner oficial deste evento.
A transmissão online e gratuita do evento arrancará então também pelas 20 horas, na página de Facebook oficial da Rewilding Portugal, que pode ser consultada aqui: https://www.facebook.com/rewildingportugal/.
- 23 nov, 2020
- Helena Esteves
- João Cosme