Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Fundão: Regresso ao ritmo da natureza e com toda a segurança Voltar

O Património, a Cultura, a Natureza e a Gastronomia são os pilares em que assenta a oferta turística do concelho do Fundão que o torna um destino singular capaz de oferecer experiências memoráveis. Os amantes da natureza encontram na Serra da Gardunha e no concelho do Fundão a melhor qualidade de ar do País. Aqui o turista pode encontrar atividades de Turismo ativo como caminhadas, escalada, pesca, caça, ou se preferir um turismo mais ligado à ecologia e desfrutar dos miradouros, observatórios da natureza e reservas ecológicas.

 

Na Barragem da Capinha, alimentada pela ribeira das Poldras, os dias de verão têm sabor a sossego. Na albufeira foi instalada uma piscina flutuante e as suas margens, aproveitadas sobretudo pelas gentes locais, permitem banhos de sol e várias horas de relaxamento.

 

É em plena Aldeia Histórica e com uma vista deslumbrante para a Serra da Gardunha, em tons verde e cinza, que a praia fluvial de Castelo Novo acolhe os seus visitantes. A ribeira de Alpreade é o curso de água que serve esta zona de banhos.

 

O parque fluvial de Janeiro de Cima encontra-se numa área com um importante significado histórico para a população do pinhal fundanense das duas margens do rio Zêzere. Este local funcionou muitos anos como um dos mais importantes pontos de travessia do rio. À voz do grito “Ó da barca”, uniam-se as gentes e o comércio das duas margens e hoje é ainda possível fazê-lo num passeio rio acima.

 

A zona balnear de Lavacolhos está bem dotada de infraestruturas, o visitante é acolhido num amplo espaço relvado para os banhos de sol que ladeia as águas da ribeira da Gardunha.

 

Implantada junto à serra da Gardunha, a zona balnear de Souto da Casa é servida pelas águas límpidas da ribeira da Gardunha. A antiga azenha da zona balnear foi requalificada para receber o bar com esplanada.

 

Não podemos falar do Fundão sem mencionarmos o seu património monumental que se destaca na Aldeia Histórica de Castelo Novo, nas três Aldeias de Montanha de Alpedrinha, Alcaide e Alcongosta e nas Aldeias do Xisto de Janeiro de Cima e Barroca.

 

Destaca-se ainda a Gastronomia tendo havido uma aposta no desenvolvimento de vários festivais gastronómicos que acontecem ao longo do ano e que destacam um produto endógeno de excelência ou uma altura do ano como a cereja, o azeite, os cogumelos ou o período da quaresma provendo o acervo gastronómico do Fundão assim como a inovação a partir de receitas tradicionais.

 

Aqui diferente é sinónimo de genuíno, que se materializa em lugares encantados, onde a natureza e a história se fundem, criando uma oferta única.

- 11 ago, 2020