Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XII
Nº: 626

Rotas Beirãs: Nossa Senhora da Boa Estrela, um santuário a céu aberto Voltar

 

Subir a Serra da Estrela sem reparar que ao lado direito se ergue a certa altura uma grandiosa escultura de uma santa é quase uma missão impossível, mesmo em dias de grande nevão. Essa escultura da Nossa Senhora da Boa Estrela é ainda hoje um dos enigmas mais bem escondidos da nossa região, já que muitos passam por ela vezes e vezes sem saber a história que esta tem para contar.

Esta santa é a guia e protetora dos pastores, sendo essa historicamente a sua função e a razão da adoração e homenagem que lhe foi feita em tão grande dimensão em plena Serra da Estrela, uma zona de muita pastorícia outrora e que agora se vai perdendo. Esta escultura foi feita em 1946, pelo Padre António Duarte. Já na altura este pároco pode ser considerado um visionário pois ele escolheu este sítio ermo e alto por achar que muitos seriam os que por ali passariam e que poderiam admirar a escultura e prestar-lhe a devida homenagem. Não podia estar mais certo, pois hoje é passagem obrigatória para quem vem da Covilhã em direção à Torre, percurso feito por milhares e milhares de turistas todos os anos, tanto de Inverno como de Verão.

E assim já fica a saber um pouco mais sobre a enigmática santa que encontra ao seu lado direito quando sobe a nossa Serra da Estrela e sobre a qual já deve ter pensado muitas vezes em relação à sua história e significado, revelando-se agora aqui um pouco mais do véu dessa história que terá certamente muito mais por contar por pessoa que entretanto já não estão. Tem ainda festas em sua homenagem em Agosto, prova de que o simbolismo e este pequeno traço da história da Covilhã e da região ainda se vai mantendo e perdurando no tempo.

- 30 jun, 2020
- Fernando Gil Teixeira