“Conhecia pouco da região antes de gravarmos e, de facto, temos um país maravilhoso”
Voltar
Estreou a 26 de outubro, na TVI, a telenovela que tem como um dos palcos principais a Serra da Estrela.
«Bem Me Quer» narra a história de uma pastora que passou toda a sua vida numa aldeia remota da Serra Estrela que, devido a situações famíliares, é obrigada a ir viver para a cidade de Aveiro.
Maria Rita, a pastora protagonizada por Kelly Bailey, vive na Serra da Estrela com o seu avô e são ambos pastores e produtores de queijos artesanais.
Ao Jornal Fórum Covilhã, Kelly Bailey declara que “conhecia pouco da região antes de gravarmos e, de facto, temos um país maravilhoso”.
“Estamos numa altura em que temos de nos focar no país que temos e que é incrível. A Serra da Estrela é linda e eu sou suspeita porque a minha personagem é de lá, assim como a Sortelha, onde também gravamos”, diz.
A equipa da novela passou duas semanas na região para gravações e voltam em janeiro, altura em que neva, “para obtermos gravações com paisagens magnificas com neve, que penso nunca ter existido numa novela”, explica Kelly.
A personagem de Kelly Bailey, caracteriza-se por ser imaginativa, franca, otimista e alegre. Frequentou a escola, mas maior parte das coisas que sabe aprendeu com o avô. Com pouco contacto social, está habituada a viver em liberdade e ao não contactar muita gente, é desastrada e com fracas competências sociais. O seu maior amigo é o Faísca, um cão que guarda o rebanho das ovelhas. Sem nunca se esquecer das suas raízes, fará de tudo ao seu alcance para manter a queijaria, que se encontra em falência iminente.
Para a jovem atriz o desafio não foi fácil de aceitar, “quando recebi este desafio, tive dois meses para conseguir aceitar a personagem porque enquanto eu não acreditar não consigo, portanto, levei esse tempo para conseguir ver a Maria Rita sem a comparar a outras personagens que já fiz anteriormente”, revelando que o desafio enquanto profissional foi enorme, dado o grande trabalho de pesquisa feito para puder interpretar uma rapariga que vive numa aldeia remota da serra.
“Quando eu pensava numa pessoa do campo, a viver numa aldeia isolada, achava que teria de interpretar uma personagem bruta, rapazola, com ar de guerreira, então, para fazer esta personagem, precisei de ser o oposto, porque nós temos a ideia pré-concebida que as pessoas do campo são de determinada maneira”, diz Kelly. A fase de confinamento da atriz foi passada no campo, o que se tornou muito importante para conseguir interpretar a personagem.
Na ficção, chega à serra um advogado da cidade, David, que traz uma mensagem do homem que diz ser o pai de Maria Rita. Esta acredita que os pais morreram há muitos anos e começa por duvidar, mas o avô conta-lhe que é verdade. Ela é filha de um homem muito rico, um industrial de cerâmicas em Aveiro que abandonou a mãe dela ainda antes de ela nascer.
Esse homem é Henrique Trindade de Sousa, acusado de desfalcar a empresa da família. Pertence a uma família tradicional, conservadora, originária da região da Serra da Estrela, proprietária de uma fábrica de cerâmicas e de um Spa salínico na região de Aveiro. Ele diz a Maria Rita que quer compensá-la por tudo o que perdeu e propõe-se pagar todas as dívidas da queijaria se ela for viver para Aveiro e ocupar o lugar que lhe pertence na família. Maria Rita começa por recusar, mas a saúde frágil do avô e o carinho que tem por ele levam-na a aceitar a proposta.
“A Maria Rita vive com o avô e foi muito bem-educada por ele, com as bases todas”, acrescenta Kelly, salientando que está muito feliz por ter criado uma personagem muito feminina e educada.
A produção e os atores da novela «Bem Me Quer» regressam em janeiro, para gravar em cenário de neve, na Serra da Estrela.
- 27 out, 2020
- Helena Esteves