Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

9º Fórum Turismo Interno apresentado na Covilhã Voltar

Teve lugar na Câmara Municipal da Covilhã uma conferência de imprensa de apresentação do programa do 9º Fórum Turismo Interno. Este evento segue o mote de “Inspirar. Criar. Tecer novos caminhos para o Turismo Interno” e vai decorrer entre os dias 29 e 31 de maio, no Teatro Municipal da Covilhã.

Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal, atirou, no seu discurso, que «é avassalador como se pode inspirar. A Covilhã é uma cidade muito inspiradora para a arte urbana e para os lanifícios. Ajuda no estímulo ao pensamento ‘fora da caixa’». De cariz mais pessoal, afirmou que ao estar na cidade se sente «inundada pela vontade de criar e de inspirar». Assim começou o seu discurso antes de apresentar o programa.

O programa do evento, apresentado por Adriana, inclui atividades e painéis sobre temáticas como "Turismo Interno - Desafios para Portugal", "Inspirar para criar na Covilhã", "Inspirar para garantir a sustentabilidade do turismo", "Turismo no Interior - Desafios e oportunidades" e "Caminhos para o futuro do Turismo Interno".

No dia 30, às 20h, haverá uma entrega de prémios para a melhor tese de Mestrado e Doutoramento sobre o tema “Turismo Centro Portugal”, para as entidades que promovam uma sustentabilidade de percursos outdoor e para o projeto mais inovador no setor. Para além disso, há prémios de sustentabilidade, restauração, hotelaria, marca e personalidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através das redes da entidade “Vê Portugal”.

Pedro Machado, presidente da organização, foi o segundo interveniente. Nas suas palavras, o evento chegou à Covilhã «para descentralizar o mercado interno». «Olhámos com grande cuidado para este mercado. Foi este mercado que nos ‘almofadou’ o impacto da pandemia», prosseguiu o presidente, referindo ainda o mercado interno alargado, juntamente com Espanha: «Ainda há um caminho a percorrer, mas está disponível o ano inteiro, tem reconhecimento internacional, há uma afinidade cultural com Espanha, para além da extensão territorial».

Terminou no tema central da conferência, dizendo que «tem de haver uma estruturação do produto nacional» no que toca à oferta turística. «Estou absolutamente convencido de que no final do fórum do `Vê Portugal` da Covilhã ficarão não só boas memórias, mas, essencialmente, boas experiências», concluiu.

O vereador da Câmara Municipal da Covilhã José Miguel Oliveira valorizou a realização do 9.º Fórum de Turismo Interno "Vê Portugal" na cidade e lembrou que o município, «ao longo dos últimos nove anos, tem feito uma aposta sustentada no âmbito do turismo».

«Aposta essa que tem dado cada vez mais frutos naquilo que é o aumento sustentado da sua procura, quer ao nível das suas unidades hoteleiras, quer ao nível da restauração, quer ao nível da criação de outros produtos associados ao turismo industrial e também ao turismo de natureza», rematou.

- 22 mar, 2023