Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Nova exposição até 28 de fevereiro no Museu de Arte Sacra na Covilhã Voltar

“Anjos Monstros e Diabos” é o nome da mostra de Figurado de Barcelos que estará patente, a partir de 14 de janeiro, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, composta por variadas peças de artesãos barcelenses.

Esta é mais uma ação de promoção das dinâmicas associadas à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da designação da Covilhã como Cidade do Design. Além de permitir o conhecimento do artesanato daquela cidade, que se articula com a essência cultural da mesma, muito baseada na religiosidade popular, permite ainda estabelecer uma ponte entre as duas cidades criativas: Covilhã e Barcelos.

O Figurado representa o quotidiano, o imaginário religioso e o fantástico, assumindo um papel muito especial na cultura barcelense, quer pela sua dimensão na produção, quer pelo seu simbolismo e identidade. As peças, fruto da capacidade imaginativa que os artistas locais têm sobre o sobrenatural, representam maioritariamente monstros e outras figuras conexas como bichos irregulares, animais com cornos e seis pernas, cavaleiros garbosos, gigantones e cabeçudos, figuras com corpo de gente e cabeça de bicho, entre outras. Mas é o Diabo a peça mais representada pelos artesãos de Barcelos.

A exposição “Anjos Monstros e Diabos” vai ficar patente até dia 28 de fevereiro, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita.

A inauguração, que decorreu no dia 14 de janeiro, pelas 15h30, conta com um momento musical a cargo do Grupo “A Lã e a Neve”.

“Monstros, diabos, figuras disformes e ambíguas, alimentam a relação do Homem com o mundo fantástico, com os mitos, com os medos e abrem portas a um diálogo harmonioso entre o sagrado e o profano, entre a vida real e o imaginário dos barristas.”

- 24 jan, 2023