Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Unidade Móvel de Saúde registou 3486 atendimentos em 2022 em Idanha-a-Nova Voltar

Durante o ano de 2022, a Unidade Móvel de Saúde de Idanha-a-Nova registou 3486 atendimentos médicos e 2947 atendimentos de enfermagem, num circuito regular por 20 localidades do concelho.

Os números revelam a importância deste serviço gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que funciona de forma articulada e complementar com o Serviço Nacional de Saúde.

O objetivo é proporcionar aos munícipes de todas as freguesias cuidados de saúde de proximidade e qualidade. Num concelho extenso (o quarto maior do país) e de baixa densidade, assegura-se, desta forma, melhores condições de vida à população de todas as idades.

Em simultâneo, aposta-se na prevenção de doenças, é reduzida a pressão sobre as urgências hospitalares e, no caso de necessidade, os utentes são encaminhados para consultas de especialidade.

Todos os beneficiários do Cartão Raiano de Saúde 0-114 podem beneficiar deste serviço, que envolve uma equipa multidisciplinar. Têm ainda acesso a atendimento na Casa de Saúde de Idanha-a-Nova, sita na Av. Mouzinho de Albuquerque.

É também disponibilizado aconselhamento médico por telefone, serviço de marcação de consultas, pedido de médico e enfermagem ao domicílio, consultas de especialidade e acesso à Rede Médica Nacional.

Por seu lado, o Espaço Cidadão Móvel registou um total de 366 atendimentos em 2022. Em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa, permite o acesso a um conjunto de serviços administrativos de forma integrada, incluindo a possibilidade de alterar a morada, renovar o cartão de cidadão ou a carta de condução, marcar de consultas, assuntos relacionados com a Segurança Social, IEFP, Caixa Geral de Aposentações, entre outros serviços.

O Cartão Raiano Saúde 0-114 é gratuito para todos os cidadãos residentes e recenseados no concelho de Idanha-a-Nova.

- 20 jan, 2023