Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Governo estuda construção da barragem no Rio Ocreza Voltar

O ministro do ambiente e da ação climática anunciou ontem, em audição parlamentar da comissão de agricultura e pescas, que o governo está a estudar a construção de uma nova barragem no rio Ocreza.

De acordo com Duarte Cordeiro essa possibilidade está em cima da mesa no âmbito da estratégia que tem como objetivo “fomentar os investimentos necessários para a região do Tejo”, sendo a construção da barragem financiada pelo governo, assim como “um reforço de ligações Entre-Os-Rios que desaguam no Tejo”.

O governante acrescenta que foi decidido, ainda no ano passado, que a barragem do Cabril vai passar a ser utilizada para fins múltiplos. Duarte Cordeiro sustenta que a expectativa do governo é “reforçar o caudal ecológico do Tejo com a exploração futura da barragem do Cabril” que até ao momento é utilizada para abastecimento de água e produção hidroelétrica.

O rio Ocreza nasce junto à freguesia de São Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco, tem uma extensão de 64 quilómetros e desagua a jusante da barragem do Fratel.

- 19 jan, 2023