Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Ajidanha distinguida com segundo melhor espetáculo do ano Voltar

«Magalhães e Elcano», da Ajidanha, foi distinguido pelo público do Litoral EmCena como «Segundo Melhor Espetáculo do Ano».

Este festival de teatro decorreu em 2022, com a participação de onze companhias, doze espetáculos e 67 sessões de teatro, em 14 localidades dos concelhos de Santiago do Cacém e de Sines.

É uma organização da Ajagato que inclui teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses.

«Magalhães e Elcano» é uma épica viagem ao desconhecido, talvez a mais gloriosa odisseia da Humanidade.

O espetáculo parte da primeira circum-navegação empreendida por Fernão de Magalhães, há 500 anos, para encetar uma investigação em torno da coabitação de diversas culturas e dos traços socioculturais que compõem as suas identidades.

Com encenação de José C. Garcia e assistência de encenação de Rui Pinheiro, o espetáculo é interpretado por Nuria Cuadrado e Pedro Diogo, atores das duas nacionalidades retratadas na epopeia (Portuguesa e Espanhola), e criado paralelamente nos dois idiomas, para circulação internacional. O desenho de luz é de Bruno Esteves e Paulo Vaz, o design gráfico de Sofia Serrazina, o tecido sonoro de Cadeira D´Avó e o apoio à produção de Andreia Oliveira, Rui Varão e Sofia Miguel.

Entretanto, a Ajidanha apresenta “A Minha Família”, dia 14 de janeiro, no 10º Encontro de Teatro de Pombal. É um trabalho que começou por ser uma história sobre questões da vida familiar e que hoje, 15 anos depois da estreia, se revela “um olhar sobre uma sociedade doente”.

- 13 jan, 2023