Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Incentivos ao comércio e turismo apresentados na Covilhã Voltar

O Secretário de Estado do Comércio e Serviços esteve na Covilhã, onde no Salão Nobre dos Paços do Concelho foram apresentadas medidas de apoio ao comércio local e ao turismo. Numa cerimónia que também previa a presença do Ministro da Economia, o que não veio a acontecer, os municípios e empresários dentro das zonas da Serra da Estrela conheceram apoios aos quais se podem candidatar.

A Diretora da Direção Geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias apresentou as medidas para o setor do comércio, denominada «Transformar Comércio». Uma linha de apoio dotada com dois milhões de euros e cada empresa pode ser comparticipada em despesas até 7500 euros, com 80% de comparticipação no valor total. Se um empresário tiver vários espaços comerciais, pode fazer uma candidatura por cada espaço.

Esta candidatura engloba projetos individuais de modernização e valorização da oferta comercial dos concelhos da Serra da Estrela. O valor é pago em 50% logo na aprovação da candidatura e mais 50% no final do projeto estar executado.

A responsável garante que esta linha “apoia os comerciantes na modernização do comércio”. “Queremos ter um comércio moderno e atrativo, e queremos ainda ajudar os comerciantes que foram afetados pelos incêndios na Serra da Estrela e que tiveram uma grande quebra no seu negócio”, afirma.

Fernanda Ferreira Dias diz ainda que “esta é uma oportunidade para os comerciantes valorizarem ainda mais os seus espaços, dando mais qualidade ao desempenho dos seus serviços”. “Temos uma linha comparticipada em 80% e com pagamento de metade do valor no imediato”, refere.

Na parte dos apoios do Turismo, Carlos Abade, vogal do Turismo de Portugal explicou as medidas de apoio que já estão em vigor, e ainda as que agora se iniciam.

No programa de apoio à tesouraria a dotação total dos apoios é de três milhões de euros, já foram aprovadas 17 candidaturas e aprovadas 11, no valor de 1,1 milhões de euros e estão outras três em análise no valor de 300 mil euros, o que dá 37% do total do apoio.

Nos apoios para a Qualificação da Oferta foram apresentadas duas candidaturas no valor de 1,5 milhões de euros, uma delas já aprovada no valor de 300 mil euros e outra em análise de 1,3 milhões de euros. Este apoio é comparticipado em 80%, pode ter um período de carência de quatro anos e ainda 15 anos para a totalidade do reembolso.

No apoio Reerguer Território as entidades incluindo autarquias locais podem candidatar-se, cada uma pode obter uma verba máxima de 400 mil euros, este apoio serve para promover e desenvolver produtos turísticos.

O novo apoio Consolidar Turismo também já está no terreno.

O representante do Turismo de Portugal afirma que no ano de 2022 o Turismo gerou em Portugal uma receita de 20,8 mil milhões de euros, mais 14% que o ano de 2021.

Foi ainda apresentada a Linha de Apoio + Turismo com uma dotação orçamental de 30 milhões de euros, onde as empresas se podem candidatar a financiamento com taxa 0%, num limite máximo de 40 mil euros.

Carlos Abade afirma que o Turismo é “um motor muito importante na sociedade e na economia portuguesa, representa grande parte do PIB do país”. “É importante que possamos dar ferramentas às empresas para que estas possam sair das dificuldades financeiras contraídas pelo Covid-19, e dotá-las de artefactos para que consigam combater as despesas pelos empréstimos que fizeram na era Covid”, afirma.

Carlos Abade diz ainda que no futuro mais apoios podem surgir, mas exorta a que as empresas e entidades possam aderir a estas candidaturas e programas para que o Turismo se possa regenerar e ter mais atratividade, principalmente na região da Serra da Estrela. “É importante que os empresários e as entidades estejam despertos para aderir a estas linhas de apoios, que podem ser um instrumento fundamental para as empresas que foram tão fustigadas com os incêndios na Serra da Estrela, sabemos que foi uma região muito castigada por este flagelo no passado verão, por isso é justo que haja apoios para combater as dificuldades”, refere.

O vice-presidente da CCDRC, Jorge Brandão também esteve presente na cerimónia, onde realçou a importância do apoio dado às empresas, e afirma que a CCDRC “vai trabalhar em conjunto com todas as entidades para levar estes programas a bom porto”.

- 12 jan, 2023